Rui Paula vai comandar cozinha dos Tivoli Terraço e Seteais

Porto: jantares a 4 mãos no Euskalduna estão de volta, com Rui Paula
(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
O chef transmontano, que conquistou uma estrela Michelin para a Casa de Chá da Boa Nova, vai assumir duas cozinhas na capital. 

É uma espécie de passadeira vermelha. Rui Paula, o chef transmontano cujo investimento na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça, foi distinguido com uma estrela Michelin na última edição deste guia, vai assumir a cozinha de dois restaurantes em Lisboa, o primeiro deles – o Terraço do Hotel Tivoli – já em agosto. E durante o próximo ano, ficará nas suas mãos o restaurante do Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.

Ambos os espaços estão em obras, com a primeira remodelação a ficar pronta já no mês que vem. É para esse restaurante Terraço que Rui Paula diz querer levar uma «cozinha de conforto». É, na verdade, um regresso às origens, na confeção de pratos em o que chef brilha, assentes nos saberes e nos produtos tradicionais, o cabrito ou o arroz de lavagante, e na recriação de alguns pratos internacionais. Um caminho que é, aliás, semelhante ao que tem trilhado nos outros seus restaurantes: no DOC, em Armamar, junto ao Douro; no DOC, na Ribeira do Porto; e ainda, mais recentemente, reabrindo para a alta cozinha a Casa de Chá da Boa Nova, um espaço projetado pelo arquiteto Siza Vieira, com um enquadramento único, encastrado nos rochedos diante do mar, junto ao farol de Leça da Palmeira.

No Terraço do Tivoli, não haverá menu de degustação indicou o chef. Rui Paula declara que não haverá «pretensiosismo, nem imodéstia, neste resgate para a cidade» daquele que é um dos restaurantes com mais história da capital. A intenção não é criar um espaço «hiper chique», mas antes um lugar com a identidade do chef.

Ao Tivoli Palácio de Seteais chega só para o ano, depois das obras de remodelação na cozinha e nos quartos, que apenas arrancam em outubro. E é para lá que está reservado o conceito da Casa de Chá da Boa Nova, aquele que o cantor Sting considerou “o restaurante mais bonito do mundo”. Foi neste restaurante gastronómico em Leça da Palmeira, onde serve menus de degustação que recentemente Rui Paula reuniu vários chefs cujos restaurantes foram distinguidos com estrelas Michelin, numa festa integrada no Festival Rota das Estrelas. Hans Neuner, do Ocean, Rui Silvestre, do Bon Bon, e Miguel Rocha Vieira, da Fortaleza do Guincho prepararam um menu para convidados.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend