Provar a Argentina no Porto com vinhos e empanadas

Por detrás do balcão do El Argento, tudo tem selo argentino. As empanadas, os vinhos, a cerveja, os doces e até o chef. Um espaço pequeno e descontraído na Baixa do Porto, para provar o que de melhor se faz no país sul-americano.

Discretamente exposta numa das vitrines, uma edição extra da revista desportiva argentina El Gráfico destaca mais uma obra de arte em forma de golo do ídolo argentino dos tempos modernos, Diego Armando Maradona. O pormenor decorativo diz muito daquilo que é a essência do El Argento, um pequeno espaço nas ruelas da Baixa onde se respiram ares sul-americanos e o aroma de empanadas acabadas de sair do forno.

Volvidas quase três décadas, os craques da bola deixaram de ser a única exportação argentina a que os portugueses prestam a devida atenção. O jovem chef argentino Mauricio Ghiglione aproximou os dois países quando, em 2015, abriu na mesma rua o Belos Aires. Um restaurante onde as carnes brilham, entre sobremesas típicas e a ocasional incursão pela cozinha portuguesa. Por lá, já se serviam as tradicionais empanadas argentinas, normalmente como entrada. Um prato que não se estranha, ou não fossem as empadas igualmente uma especialidade nacional.

As pequenas empadas à moda argentina «fizeram sucesso» e o «crescente hábito português de sair para comer um prego e beber uma cerveja» era tão evidente que o resultado, explica Mauricio, «só podia ser este». Um cantinho reduzido a três mesas, um balcão e um banco de jardim, onde se podem provar de forma descontraída os vários sabores argentinos.

As empanadas surgem à cabeça, com a sua massa tenra moldada em diferentes formas, uma para cada um dos onze recheios. Há versões com carne de porco, chouriço, frango e queijo provolone com orégãos – sabores que podem ser abrilhantados com molhos, entre eles o célebre chimichurri, e emparelhados com acompanhamentos como os pimentos morrones reservados em vinagre ou beringelas em escabeche, receitas caseiras de Mauricio. O companheiro ideal de um par de empanadas é um copo de vinho e a escolha está, também aqui, restrita às origens argentinas, com destaque para a casta malbec.

A lista de especialidades argentinas parece não ter fim. Os alfajores, pequenas bolachas com doce de leite e coco, e uma tarte de batata-doce espreitam desde o balcão, entre muitos outros produtos que podem ser retirados da estante desta espécie de minimercado sul-americano. E nem o viciante chá de erva-mate escapa à oferta deste recanto argentino que o Porto pedia há muito.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua das Taipas, 4, Porto
Telefone
222058036
Horário
Das 13h00 às 23h00. Encerra ao domingo.
Custo
(€) 10 euros

Email
elargentoporto@gmail.com

Info
porto, restaurante, cozinha argentina
GPS
Latitude : 41.1425575
Longitude : -8.61691559999997

 

Leia também:

Porto: 10 ideias para sair de casa no fim de semana
10 segredos para desvendar na Baixa do Porto
PortoChips: o paraíso da batata frita chegou ao Porto



CONTEÚDO PATROCINADO