Porto: restaurante com cozinha de autor junto ao mar

O espaço Praia da Luz cresceu e assumiu um novo conceito. É agora um restaurante de cozinha de autor, com pratos para partilhar e vista desafogada para o mar.

À esplanada e ao bar cafetaria, o Praia da Luz juntou, em novembro, um restaurante com cozinha de autor, com consultadoria de Luís Américo. Depois de uma empreitada complexa, que dotou o espaço de mais um piso e de uma cozinha técnica maior e atualizada, e de os donos terem investido na equipa, chef e restaurante, foi agora possível, e ao fim de nove anos, passar para o nível seguinte.

Seja nas entradas, no prato principal ou na sobremesa, a palavra de ordem é partilhar e as doses são sempre generosas «Nas entradas há pratos mais criativos, alguns até são terminados na mesa, e no prato principal procurou-se o conforto da cozinha tradicional portuguesa», explica Luís Américo, que no dia a dia deixa a cozinha nas mãos do chef residente Renato de Sá.

As ovas de sardinha – iguaria rara –, o takati de salmão, o húmus com legumes e azeite fumado (a infusão de uma brasa no azeite surpreende e perfuma a sala durante vários minutos) e o tártaro de bacalhau com creme frio de tomate são algumas das entradas. Destaca-se depois a cataplana rica de peixes e mariscos, a feijoada de polvo com arroz basmati, o cachaço de porco preto com castanhas e o peito de pato na brasa com arroz do mesmo e puré de alperce. E, nas sobremesas, merece atenção ao cheesecake de chá verde e à banana caramelizada com gelado de caramelo salgado, chocolate e crumble de avelã. A carta de vinhos, essa, reúne mais de 80 referências e privilegia a região do Douro e projetos boutique.

O restaurante funciona no tal piso novo, que nasceu onde antes ficava um varandim público sobre o bar esplanada, numa sala envidraçado e com deck exterior. A arquitetura disfarçada na envolvente é da autoria de Bernardo Brito e a decoração de interiores ficou a cargo de Paulo Lobo, que tentou levar a praia para dentro do restaurante, através, por exemplo, da utilização de madeiras e dos tons bege. O Praia da Luz tem agora vários momentos, e este novo luga de comida, justifica bem a ida à beira-mar.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend