Porto: Mozzarellas para todos os gostos

O chef Luís Américo abriu no Largo de São Domingos o primeiro restaurante de mozzarellas da cidade, com uma carta de inspiração italiana para partilhar.

Não há fritadeira no Puro 4050, o novo restaurante que abriu no Largo de São Domingos, no Porto, uma das maiores vias turísticas da cidade – mas este lugar, com poucas semanas de portas abertas, não surgiu necessariamente a pensar nos estrangeiros. Não se frita naquela cozinha porque o projeto do chef Luís Américo, que tem ali ao lado também o Cantina 32, dedicado a petiscos portugueses, quis apostar num restaurante de comida mediterrânica, assente em saladas frescas, focaccias, charcutaria de alta qualidade e, sobretudo, em mozzarelas. Inês Mergulhão, sócia do chef nos dois projetos, explica que a ideia foi criar essa oferta na cidade, assumindo-se o Puro como »um bar de mozzarelas, comida mediterânica e italiana, onde se pode picar e dividir pratos».

Luís e Inês viajaram até à Campanha, uma das regiões italianas onde se produz mozzarellas para escolher o seu fornecedor e garantir que chegam regularmente em condições impecáveis – incluindo a mais delicada mozzarella, a burrata, com o seu interior cremoso. Ela chega à mesa num creme frio de tomate, azeite e manjericão, que é um prato fresco e ótimo para partilhar, como quase toda carta. Há um menu de degustação de mozzarellas (três variedades por 19 euros), mas a carta tem todas as opções discriminadas e indica que mais vale partilhar os petiscos.

Há sete mozzarellas, com muitos acompanhamentos à escolha, como vegetais, charcutarias italianas e carnes cruas. Para quem hesitar, sugerem-se cinco “combinações perfeitas”, com preços não superiores a 12 euros. Há ainda focaccias de pizza, carnes, massas e risottos e ainda “as batatas do puro” – uma seleção de batatas bem temperadas.

As sobremesas são quase todas de inspiração italiana, tirando a gelatina em casca de laranja, saída diretamente das saudades da infância de Inês. E se a comida é muito boa, o lugar onde se come faz-lhe total justiça. As salas parecem cenários de filmes antigos, cheias de madeira, cores neutras, plantas e encantadoras velharias. No piso de baixo, há uma sala comunitária com uma única e grande mesa, decorada com velas e rodeada de antigas estantes de mercearia. Nas traseiras, uma pequena esplanada. O Puro 4050 é um lugar para comer e estar, sendo esse estar tão agradável quanto o que chega no prato.

 

Puro 4050
Largo de São Domingos, 84 (Baixa)
Tel: 222011852.
Horário: Fecha domingo e segunda ao almoço.
Preço médio: 25 euros

 



CONTEÚDO PATROCINADO