Petiscos e cozinha tradicional num edifício centenário em Ovar

A Toca é um restaurante com 40 anos de existência, que passou de pai para filhos.

A fachada do edifício centenário onde fica o Toca, em frente à Câmara de Ovar, tem a fachada de azulejos recuperada. É o primeiro sinal do carinho que Hortênsio e Pedro Machado dedicam ao seu espaço, negócio familiar que começou em 1976, quando o pai de ambos – Hortênsio Machado – ali chegou, de Amares, no Minho, para abrir o restaurante.

Quarenta anos depois, o testemunho foi passado ao filho Pedro, que lhe seguiu as pisadas na cozinha, e nesta nova temporada do Toca, adicionou à carta novos sabores e petiscos, «para agradar a diversos públicos», conta.

E assim, na nova carta, a sopa de peixe e o polvo à lagareiro convivem com bochecha de porco preto ou muxama de atum com puré de batata doce e as entradas também ficaram mais elaboradas.

Outras mudanças ocorreram, sempre a honrar a memória. Por exemplo, os tachos e outros utensílios de cozinha que serviram para confecionar as primeiras refeições da antiga Casa de Pasto, foram transformados em lavatórios para as mãos e decorações de parede, ajudando a criar um ambiente singular na sala, decorada a azulejos.

É possível comer ao ar livre sem sair do restaurante, no pequeno pátio interior decorado com andorinhas; e vasos de plantas aromáticas nas paredes. É ali que crescem, por exemplo, a rúcula e o piri piri que ajudam a condimentar alguns alimentos.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça da República, 37, Ovar
Telefone
256030178
Horário
Das 9h00 às 16h00 e das 19h00 às 00h00. Segunda
Custo
(€) 15

Email
geral@toca.pt

GPS
Latitude : 40.8592583
Longitude : -8.625366399999962

 



CONTEÚDO PATROCINADO