Petiscar à portuense na Ribeira

PORTO Situado numa das ruas mais antigas da cidade, o Está-se Bem mudou de mãos, foi completamente renovado e é agora casa de petiscos e de cocktails. Mantém-se o nome para homenagear a tradição.

Aquela que é agora uma casa de petiscos moderna era antes uma tasquinha na Ribeira do Porto onde se começava a noite a beber cerveja ou os afamados traçadinhos. O casal Dona Carminho e Sr. Adriano mantiveram o espaço durante décadas, mesmo depois da Ribeira ter prescindido da sua animada vida noturna para se tornar numa zona onde os turistas se passeiam durante o dia.

Cansado, o casal decidiu passar o sítio e Cristóvão Sousa, empresário dono do restaurante Ode, a uns metros da rua Fonte Taurina, aproveitou a boa relação que tinha com os «vizinhos» para ficar com o espaço e fazer um projeto que se diferencia do seu Ode, uma casa mais exclusiva, «de excelência gastronómica», como diz o próprio, para uma descontraída tasquinha onde se ouve rock e se come petiscos portugueses.

Em homenagem ao casal e à própria Ribeira, decidiu manter o nome do espaço. Mas foi a única coisa que sobreviveu. Lá dentro foi tudo abaixo para se reerguer uma tasquinha moderna e aconchegante, com uma carta variada de comida regional e tradicional, com as tripas à moda do Porto, o caldo verde, a alheira de porco bísaro, o polvo ou o prego de lombo a encabeçarem as preferências de quem por lá tem passado.

Sentado ao balcão ou numa das cadeiras resgatadas de uma antiga escola primária de Reguengos de Monsaraz, o cliente fica debaixo de uma espécie de túnel que, na forma, remete para as arcadas tradicionais das casas ribeirinhas. Mas este é feito de cera de abelhas, o que lhe dá um tom quente, a contrastar com as cinzentas paredes de granito. A lembrar que ainda se está na Ribeira e ainda se está bem.

 

Está-se Bem
Rua Fonte Taurina, 70, Porto (Ribeira)
Tel.: 220900900
De terça a domingo das 12h00 às 23h00. Fecha segunda.
Web: facebook.com/Está-se bem
Preço médio: 15 euros

 

 

 



CONTEÚDO PATROCINADO