Pérola da Mourisca, um clássico junto ao rio Sado

Junto à Herdade da Mourisca, à beira do Sado, a Pérola da Mourisca celebra os petiscos de uma região onde os sabores do interior alentejano se misturam com aquilo que o rio e o mar dão.

Já lá vão quase quarenta anos desde que a Pérola da Mourisca abriu portas, neste pequeno aglomerado de casas conhecido por Mourisca, situado junto à herdade com o mesmo nome, famosa pelo Moinho de Maré seiscentista e pelo imenso estuário do Sado que se espraia à sua frente. Começou por ser um café com minimercado, depressa se tornou famoso pelos petiscos, confecionados por Maria dos Anjos, mãe dos atuais proprietários, Amândio e Miguel Almeida, que há alguns anos converteram o espaço num restaurante e cervejaria, mantendo-lhe não só o nome como também o espírito original. Afinal, foram os petiscos que construíram a reputação da casa e são eles que, todos os dias, continuam a atrair à aldeia uma pequena multidão de comensais.

Na mesa já estão à espera um cesto do pão do Faralhão (cozido em forno a lenha, como manda o preceito) e um pratinho de manteiga de ovelha, que servem para entreter enquanto não vem o resto – que é muito. Chegam os primeiros petiscos: pimentos recheados com sapateira e ovos estrelados de codorniz no pão, dois dos petiscos com mais saída. Seguem-se uma morcela com queijo de cabra, mel e doce de tomate, mais uns camarões fritos e, claro, uma pequena travessa das afamadas ostras do Sado. A ementa de petiscos é extensa, mas se mesmo assim ainda for necessário algo de mais substancial, pode-se sempre optar pelos pratos do dia, como o arroz de lingueirão, o pernil assado no forno ou o pregado frito com açorda de ova, também eles baseados nos produtos mais típicos desta região, onde os sabores do interior alentejano se encontram com os ingredientes únicos do estuário do Sado.

 

Veja também:

Panquecas para provar num histórico café do Porto
Viagem num dos tesouros mais remotos do país
Porto: restaurante de Marco Gomes tem nova carta

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Baía do Sado, 9, Mourisca do Sado, Setúbal
Telefone
265793689
Horário
Das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 22h30. Encerra à terça.
Custo
(€) Preço médio: 20 euros


GPS
Latitude : 38.5369466
Longitude : -8.807081499999981

 



CONTEÚDO PATROCINADO