O restaurante de Arouca onde a comida sabe a montanha

O Pedestre 142 evoca os caminhos da montanha e os seus sabores, já que tudo o que ali se serve é produzido por agricultores locais, da carne arouquesa aos legumes e aos doces. Aqui a tradição ainda é o que era.

Chama-se assim por ter na porta o número 142 e também pela inspiração, que chegou dos trilhos pedestres de Arouca. Tudo neste Pedestre 142 evoca as caminhadas pela serra, a começar nas riscas amarela e vermelha do logotipo, qual sinalética de montanha, até à carta cheia de sabores locais. E isto não é um pormenor, mas uma causa, já que o restaurante integra o projeto GeoFood, comprometendo-se a incluir, tal como outros restaurantes da vila, produtos a cem por cento originários de Arouca.

A madeira inspira a decoração com linhas contemporâneas. Está presente logo à entrada, prolonga-se para o balcão e serve de base à carta. Ícone de Arouca, os trilhos pedestres dão assim o mote para uma caminhada pelos produtos da vila, através da cozinha de Ana Araújo. Ela e o marido, Manuel, deixaram-se convencer pelo filho de 25 anos, Sérgio, e alinharam em renovar o restaurante que já tinham há dez anos. Neste novo espaço da família Araújo, a especialidade é a posta arouquesa, que chega laminada à mesa. É carne criada na terra, assim como a vitela arouquesa, o cabrito ou o borrego. Vem acompanhada de batata à murro, legumes e esparregado. «A minha forma de cozinhar não mudou em nada com este restaurante. O que mudou foi a apresentação dos pratos», explica Ana, que modernizou o seu espaço sem beliscar o seu método de criar boa comida, com ingredientes da agricultura local.

Os pratos são servidos em tábuas de madeira. Nas sobremesas, a carta privilegia os doces conventuais e regionais. Há castanha doce, morcelas, barriga de freira ou charutos, do único produtor de doces conventuais de Arouca. Já os vinhos estão à vista, numa garrafeira com mais de cem referências. O Pedestre 142 fica nas costas do centro da vila, já com olhos postos nos passadiços do Paiva, podendo muito bem essa caminhada terminar nesta boa mesa da família Araújo.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Dr. Ângelo Miranda 142, Arouca
Telefone
256947407
Horário
Das 09h00 às 00h00. Encerra à terça-feira.
Custo
(€) 155


GPS
Latitude : 40.9302887
Longitude : -8.253207900000007

 

Leia também:

Porto: sushi, brasas e boas vibrações n’ O Largo
Hungry Biker: o novo café para ciclistas esfomeados
Finos Segredos traz novos sabores a Vale de Cambra



CONTEÚDO PATROCINADO