A nova mercearia de Oeiras tem sabores de todas as regiões

Esta não é (mais) uma mercearia gourmet, mas uma loja de produtos regionais autênticos, criada por um beirão e uma madeirense.

É um espaço com apenas onze metros quadrados, paredes-meias com o mercado de Algés, mas com tamanho suficiente para ter uma amostra de comer e beber de todas a regiões do país, continente e ilhas. Na Oliveira do Cerro, encontram-se produtos de padaria, charcutaria, adega e lagar e, por trás do balcão, o casal Ricardo e Guida Morgado a chegar tudo à mão dos clientes. Sendo ele natural da Beira Baixa e ela madeirense, a pequena loja exprime também um pouco da história deles.

Basta dar uns passos para a direita do balcão para se encontrar diariamente pão fresco, do alentejano ao de Mafra e ainda broa de Avintes, cozida em Vila Nova de Gaia, na margem sul do Douro. Para quem for mais guloso, será difícil resistir aos travesseiros de Sintra, às queijadinhas de requeijão de Serpa ou aos rebuçados de ovo de Portalegre. Atrás do dito balcão fica a garrafeira com vinhos de todas as regiões, aguardentes, licores, gim, groselha e capilé.

O casal consegue assim servir as encomendas quase se sair desse posto. Também ali à mão está a zona de charcutaria, onde o que tem tido mais saída são os maranhos frescos, enchido típico da Beira Baixa, de onde Ricardo é natural. Na Oliveira do Cerro, há ainda uma enorme diversidade de queijos, frescos e curados, dos quais a loja promove algumas provas.

Já do outro lado da loja, Guida coloca bem à vista o bolo de mel da Madeira, a ilha onde nasceu. Ficam também nessa secção os azeites, compotas, conservas e ervas aromáticas, entre outros produtos. E além de atender os clientes que vão à loja de Algés, aquilo que Ricardo e Guida mais gostam de fazer é de visitar os pequenos produtores destas delícias que vendem. «É no terreno que melhor se avalia a qualidade do produto», explica Ricardo, sempre empenhado em renovar o “stock” deste cantinho cheio de sabores portugueses. Que, nas épocas festivas, se transforma também num bom lugar para escolher presentes.

Leia também:
Mercearia Elite: descontraída e com inspiração vintage
Nesta mercearia da Bempostinha cheira a uma Lisboa antiga
O novo italiano de Lisboa que tem mercearia própria

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Luís de Camões, Loja 1, Algés, Oeiras
Telefone
214113272
Horário
Das 08h00 às 20h00. Encerra ao domingo.


Info
Lojas, Mercearia, Oeiras
GPS
Latitude : 38.70030690000001
Longitude : -9.228989800000022


CONTEÚDO PATROCINADO