O sushi que é uma viagem pela cozinha de fusão no Porto

É sushi, é fusão, é cozinha de todo o mundo, é tudo isto num espaço pequeno e acolhedor no Porto, de onde se sai com uma sensação de viagens através do sabor.

O Kanpai Dowtown é um lugar híbrido, onde se pode começar por um ceviche, uma tempura ou um tártaro, prosseguir por sushi, continuar a sustentar o apetite com um grande naco de Black Angus ou bacalhau da Islândia com um acompanhamento que soa a poema culinário – batata a duas texturas, coulis de pimentos assados, caviar de trufa negra.

Neste restaurante da Baixa, na Rua de Mouzinho da Silveira, a cozinha está a trabalhar em pleno. Há dois chefes a liderar, cada um na sua quinta. Joca Castro (que saiu do Romando, em Vila do Conde) encabeça a equipa de sushimen. E José Pedro Moreno (ex-Sessenta Setenta, Foz Velha e Patuá) trata da outra carta, que se pode resumir com o conveniente e já banalizado rótulo «de fusão», mas que é, na verdade, a expressão do seu gosto em proporcionar viagens através da comida.

«Vou buscar ideias, técnicas e produtos oriundos de todo o mundo, com um toque contemporâneo», explica-se o chef, de formação autodidata e uma longa história de formações em cozinha internacional. E que tem na sua história o curioso projeto do restaurante Sol em Sol, no Parque da Cidade, onde se cozinhava em fornos solares. O resultado desta, essa sim, fusão de experiências de vida são pratos muito bonitos, que o comer com os olhos também conta, ainda que as contas finais se acertem na boca. No caso do Kanpai Downtown, ficam certas e ainda mais se a carta de sobremesas não for posta de lado. Este Kanpai Downtown, é o irmão mais novo de uma série de espaços Kanpai em zonas nobres do Porto e de Gaia, mais dedicados a sushi e cozinha asiática.

A abertura do primeiro Kanpai na Baixa partiu de uma sociedade a três, que inclui a gestão dos outros Kanpai – João Domingues, Pedro Rodrigues e José António Machado, que deixaram naquele espaço muita da sua energia. E não falamos de projetos, mas de trabalho braçal – foram os sócios que decoraram todo o espaço, em tons neutros de cinza, castanho e madeira, e compraram a um empreiteiro as tábuas de andaimes desativados que compuseram a caixa de escadas e os soalhos. E para quem quer Kanpai todos os dias, há menu de almoço, nas duas cartas.

 

Kanpai Downtown
Rua de Mouzinho da Silveira, 298 (Baixa).
Tel: 918944112.
Facebook: KanpaiDowntown
Das 12h30 às 15h00 e das 20h00 às 00h00, sexta e sábado até às 02h00. Fecha segunda.
Preço médio: 25 euros



CONTEÚDO PATROCINADO