O restaurante da Cedofeita que é especialista no forno a lenha

No restaurante Achas na Fogueira, que abriu em maio, a lenha para o forno é selecionada.

Younes Aouidat e Ricardo Lourenço conheceram-se alguns dias antes da inauguração do restaurante Achas na Fogueira, mas foi o suficiente para perceberem que tinham de trabalhar juntos, tantos foram os pontos em comum. Ambos viveram em França e têm um gosto especial por comida caseira, que tentaram passar para os pratos contemporâneos que saem da cozinha, ao usar seis tipos de lenha no forno, para cozer carne, peixe, legumes e tudo o que seja possível.

No entanto, a restauração não é novidade para Younes, que abriu o Sins Sandwich em 2014, na Rua da Conceição. Admite, no entanto que lhe faltava o «acabamento de chef», e foi aqui que apareceu Ricardo, para comandar a cozinha do Achas na Fogueira. Aprendeu a cozinhar em pequeno, ao ver a avó, mas foi em restaurantes parisienses por onde passou, entre eles, o estrelado Tour d’Argent, que aperfeiçoou a sua técnica.

A carta é um reflexo das experiências do chef e gira à volta dos produtos locais e de época encontrados semanalmente nos mercados, com exceção para o costeletão, a vitela de leite, o atum e o espadarte que Younes faz questão que haja sempre. Ao almoço, há um menu que varia todos os dias, e pode reunir sugestões como ceviche de garoupa marinada, pastilla de coelho à moda oriental ou raia croustillant e kadaif. Apesar das inspirações que se identificam nos pratos de Ricardo, admite que não confeciona «cozinha portuguesa, francesa ou gourmet», mas sim «cozinha de coração».

 

Achas na Fogueira
Rua de José Falcão, 183, Porto
Tel.: 220966185
Web: www.facebook.com/achasnafogueira
Horário: De terça a sábado das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Sexta e sábado até às 00h00
Preço médio: 17 euros



CONTEÚDO PATROCINADO