O novo restaurante libanês de Lisboa é uma autêntica viagem

O Muito Bey não é o primeiro restaurante libanês na capital. Será, contudo, o primeiro que realmente nos transporta, sem escalas, para a cozinha do Médio Oriente.

Há coisa de um ano, o libanês Ezzat Ellaz veio pela primeira vez de férias a Lisboa e foi amor à primeira vista. Formado que é em hotelaria, e tendo no currículo passagem por países como a Alemanha ou a Suíça, não teve grandes dúvidas em tomar uma decisão que lhe mudaria a vida – abriu o seu restaurante de comida libanesa na capital portuguesa. Hesitou entre o Príncipe Real e o Cais do Sodré, mas a Rua da Moeda, junto ao Mercado da Ribeira, levou a melhor. Ezzat vive agora em Lisboa e o Muito BEY – nome providencial que combina o português com a sigla do aeroporto de Beirute – abriu não faz ainda um mês.

A sua equipa, do cozinheiro de ascendência argelina ao arquiteto português ou à consultora gastronómica libaneso-americana Barbara Abdeni Massaad, é do mundo, mas da mais de uma centena de receitas disponíveis, dentro de um receituário tradicional, Ezzat escolheu fazer um primeiro menu mais abordável que se divide em mezze (entradas), grelhados e padaria (excelente, o pão!), sendo possível optar pela fórmula de menu de almoço durante os dias da semana (13,50 por pessoa) e pelo de degustação (49 para duas pessoas) ao jantar.

 

O espaço é alegre e combina as cores dos dois países, mas importante mesmo é que Ezza faz questão de usar 95 por cento de produtos portugueses e de importar apenas os temperos. «É uma questão de equilibrar as coisas, pois percebi que os portugueses gostam de comida menos ácida e que, por exemplo, aqui o limão é menos forte mas o alho, por sua vez, é mais intenso», confidencia. «Também uso a pescada numa das tajine, bem como o bacalhau e até uma salada de polvo mas temperada à libanesa.» Nas bebidas, optou pelo vinho português (apenas há um do Líbano) e por servir cocktails ou até uma limonada que na sua composição incorporam especiarias e a perfumada flor da laranjeira. E por falar nela, ela aromatiza igualmente o reze bi halib, a sobremesa que em pouco tempo de casa já é best-seller: arroz doce em mil folhas crocante.

Muito BEY
Rua da Moeda, 4A (Cais do Sodré).
Tel.: 935157503.
Web: facebook.com/muitobey
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00; sexta e sábado até às 01h00.
Encerra ao domingo.
Preço médio: 25 euros



CONTEÚDO PATROCINADO