Mercador: sabores transmontanos no Porto

O Mercador é novo café da das Flores e é uma das boas novidades na cidade. Tem brunch todos os dias, pratos de sabores transmontanos e um ambiente moderno que manteve intacta a herança do antigo armazém que ali funcionou durante décadas.

Ana, Joana e Marco cresceram a poucos metros do local onde, no início do ano, nasceu o Mercador. Foi no café O Caseirinho, escondido na rua mais pequena da cidade, a Afonso Martins Alho, que os três irmãos acompanharam de perto a gestão cuidada e atenta da mãe, que hoje é peça fundamental na cozinha do projeto da família Pinheiro. Decididos a replicar a arte da mãe num espaço mais moderno, adotaram o nome em honra ao próprio Afonso Alho, famoso comerciante do século XIV.

O antigo armazém têxtil foi alvo de obras que os irmãos inspecionaram atentamente, evitando que nenhum traço histórico se perdesse. Permaneceram os tetos trabalhados, o comprido armário que guarda os vinhos, chás e bolachas à venda, e os simpáticos vitrais coloridos do escritório que hoje serve de cozinha.

As origens transmontanas da família sentem-se na carta. É de lá que vem a maioria da matéria-prima que compõe os pratos mais substanciais e que servem de opções ideais para uma refeição diária, entre cabrito assado no forno e feijoada de marisco. «Queremos ser um espaço cosmopolita mas sem perder a tradição da comida caseira e tradicional», frisa Marco Pinheiro.

De manhã à noite, há opções para diferentes tipos de apetite, maioritariamente assentes na pastelaria de fabrico próprio, entre cheesecakes e a especialidade, os pastéis de Tentúgal. Para aproveitar a febre do brunch, marcam presença as receitas de ovos, mexidos, no forno ou Benedict, e os iogurtes com granola e fruta, para fazer felizes os clientes adeptos de comida saudável.

Obrigatório provar: o toque da matriarca continua a sentir-se, não apenas nas receitas mais tradicionais mas também na vertente da doçaria. De todos os doces, destacam-se os pastéis de Tentúgal, de massa fina e estaladiça com recheio de doce de ovos. E sempre caseiros, como se quer.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua das Flores, 180 (Baixa)
Telefone
223323041
Horário
Das 09h00 às 20h00. Encerra ao domingo.


Info
portuguesa, café, brunch
GPS
Latitude : 41.1449437
Longitude : -8.611587500000041


CONTEÚDO PATROCINADO