Lisboa: A nova casa de chá que é um templo do pão de queijo

De bróculos, beterraba, azeitonas, sementes ou vegan. Com queijo e goiabada, doce de leite ou até nutella. A imaginação é o limite, no novo espaço dedicado à especialidade brasileira, que abriu há uma semana nos Anjos.

À procura da consistência ideal do pão de queijo, da cozedura exata e da qualidade de polvilho doce, Enrique Matos e Eva Barros Matos embarcaram num voo em direção à terra dele, Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, onde também nasceu a gulosa especialidade brasileira.

Foi com a tia de Enrique, Raquel, que testaram as receitas (inclusive uma vegan) e trouxeram consigo para Portugal a prima Poliane, que é agora a cozinheira responsável pelas bolinhas de queijo que vão saindo da cozinha da Chamego. «O nome é uma expressão brasileira para aconchego», explica Eva, atriz, nascida em Faro, mas a viver em Lisboa desde há mais de sete anos. «E não há mais aconchego do que pão de queijo ou chá».

Foi no bairro onde vivem e onde Enrique dá aulas de dança de forró que encontraram o espaço, onde nasceu há uma semana esta casa de chá, que no interior se divide em duas áreas diferentes. Uma com alusões a Minas Gerais e outra com frases de filmes da Disney e discos de vinil nas paredes, uma das paixões de Eva.

Mas o mais importante é o que chega em loiça de cores suaves às mesas. Pão de queijo tradicional, de bróculos, beterraba, azeitonas, sem lactose e vegan (com tofu), que podem ser recheados por 2,50 euros com pasta de azeitona, cogumelos, mozzarella e tomate ou chouriço. Para os mais gulosos há ainda doce de frutos vermelhos, de leite, goiabada e nutella para barrar o interior dos pequenos pães, que integram os menus de brunch (a partir de 7,90 euros) e as tábuas, substituindo os tradicionais enchidos e queijos.

Ainda na secção dos doces, encontra-se na vitrina, ao fundo da Chamego, brigadeiros caseiros, tradicionais ou de paçoca (amendoim), beijinhos de coco e fatias de bolo, também feitos na casa.

A combinar com a diversidade de pães de queijo está a carta de chás, onde se encontram sabores da Glory Tea, que escapam ao óbvio: morangos e chocolate, caramelo twist, avelã e cacau e biscoitos de canela. Quem preferir os tradicionais tem sempre earl grey português, earl grey branco, limão e gengibre e Silhueta (chá verde). Para que não faltem opções para aconchego.

 

Leia também:

O Brasil cabe todo na nova loja do Príncipe Real
Club Life To Go: o novo clube de comida saudável de Lisboa
Comprar produtos do interior português no Intendente

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Heliodoro Salgado, 20 (Anjos), Lisboa
Telefone
218141518
Horário
Terça a sexta, das 09h00 às 18h00. Sábado a domingo, das 09h00 às 16h00.
Custo
(€) Pão de queijo a partir de 1,80 euros. Com recheio, 2,30 a 2,50 euros. Chá individual (1,30 euros) ou bule (2,50 euros)


GPS
Latitude : 38.7243246
Longitude : -9.131205000000023


CONTEÚDO PATROCINADO