Os crepes à moda da Bretanha têm nova casa no Porto

Galettes, crepes doces e sidra são servidos no Le Gwenn Ha Du – o recente projeto de um casal bretão que se mudou para o Porto.

Entrando no número 450, a meio da Rua do Bonjardim, ouve-se música celta, veem-se trajes bretões nas paredes e imagina-se o que significará Le Gwenn Ha Du, o nome deste recente lugar dedicado aos crepes. Numa conversa em francês com os proprietários, Philippe e Anna-Laure – que estão a viver no Porto apenas há dois meses, daí que ainda não dominem o português – rapidamente se percebe que o nome da crêperie diz respeito ao nome da bandeira da Bretanha, a região francesa da qual ambos são originários.

Dois anos depois de umas férias no Porto, o casal decidiu mudar de país e de vida – Anna-Laure deixou a área do catering, Phillipe despediu-se do banco onde trabalhava, e abriram um cantinho onde se podem saborear os verdadeiros crepes da Bretanha, onde não falta o tradicional caramelo de manteiga salgada e a sidra bretã.

Os crepes salgados chamam-se galettes e são feitos apenas com trigo sarraceno, água e sal. Há várias sugestões de recheio, como cebola e toucinho ou cogumelos e natas, mas o casal aconselha o de queijo, fiambre e ovo, por ser o mais tradicional. Quem se quiser aventurar em sabores invulgares, pode ainda optar pelo Breizh, que leva uma mistura de especiarias chamada Kari Gosse, ou pelo Molène, recheado com salsicha de Molène fumada com algas e cebola confitada.

Por sua vez, a massa dos crepes doces apresenta-se na sua receita tradicional, ou seja, com ovos e leite, e uma porção de trigo sarraceno, que a torna mais saborosa. Caramelo de manteiga salgada, geleia de sidra, gelado de trigo sarraceno ou chocolate caseiro são algumas das coberturas possíveis. Todos os dias ao almoço há um menu do dia, por 7,50 euros, que inclui uma galette ou salada, crepe doce ou bolo, bebida e café.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Bonjardim, 450, Porto (Baixa)
Telefone
220999073
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30; sexta e sábado até às 23h30. Encerra ao domingo.
Custo
(€) 7 euros


GPS
Latitude : 41.1502354
Longitude : -8.60927270000002


CONTEÚDO PATROCINADO