Lagar da Mesquita, o elogio à cozinha mediterrânica

O Lagar da Mesquita em São Brás de Alportel é lugar seguro para provar os mais genuínos pratos da cozinha mediterrânica.

O aviso surge logo no Facebook do restaurante. «Este sítio não é para todos.» Não que o Lagar da Mesquita se assuma como um lugar elitista, porque não o é. Ou que ali nos sintamos mal-vindos, muito pelo contrário. É uma casa acolhedora, numa aldeia pouco falada da serra algarvia em São Brás de Alportel. Uma casa de paredes rudes, de reboco ondulado, chão de tijoleira em terracota, tetos altos, mesas separadas q.b. para que não se misturem as conversas entre vizinhos. Em suma, é um sítio para ir quando apetecer fugir do Algarve bulicioso – quer no ambiente, quer no prato.

Aqui, em vez das comidas do costume, dos pratos de confeção rápida, privilegia-se a cozinha mediterrânica, feita com paciência, juntando à mesma mesa o Sul europeu e o Magrebe, sem esquecer o Algarve. A decoração condiz com este espírito viajado, juntando peças de proveniências diversas, muitas delas disponíveis para venda. Há até um piano de cauda, ocasionalmente posto a bom uso, em noites de música ao vivo. Mas a peça mais emblemática é o relógio «desarrumado» que serve de logótipo à casa, a sugerir que se perca a noção das horas e se vá ficando. O sítio a isso convida.

 

Veja também:

Porto é a Cidade das Camélias por uma semana
Sé: passear pelo bairro onde nasceu o Porto
Novo chef e nova carta no Duplex junto ao Cais do Sodré

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Lagar da Mesquita, Fonte da Mesquita, São Brás de Alportel
Telefone
289845809
Horário
Das 12h00 às 14h00 e das 19h00 às 22h00. Encerra domingo ao jantar e à segunda.
Custo
(€) Preço médio: 20 euros


GPS
Latitude : 37.1469896
Longitude : -7.854624300000069

 



CONTEÚDO PATROCINADO