Há um novo brunch a la carte em Lisboa inspirado por quadros de artistas

Todos os meses até ao final do ano, o restaurante Tabik recebe uma exposição diferente, à qual alia um menu especial de brunch.

Da tela para o prato. O processo acontece desde setembro no Tabik, da Avenida da Liberdade. O chef executivo Hugo Dias de Castro recebe a biografia do próximo artista que irá expor as suas obras no restaurante e respetivas imagens. E com a sua equipa desenvolve um novo menu de brunch, o Art’s Brunch, inspirado pelos tons dos quadros e pelo seu criador.

Este sábado é a última oportunidade para ver a exposição da artista Catarina Mantero e provar o respetivo brunch. “Como a Catarina está a estudar arte em Nova Iorque fomos buscar a influência a alguns elementos americanos. Por isso mesmo, temos como um dos pratos principais o entrecôte com barbecue e batatas gratinadas com cheddar. Outra opção são os tacos de robalo ou a salada de couve com maionese de chipotle”, conta o chef, que assumiu a posição de executivo no Tabik desde julho passado.

Estas três opções compõem apenas a categoria do prato principal, mas há uma sequência para cumprir antes desse momento.

Para abrir o apetite, há uma mimosa e uma seleção de pastelaria e padaria a chegar à mesa, uma vez que o brunch é a la carte, embora com preço fixo (25 euros). Este primeiro momento de refeição não fica completo sem o prato diversificado de queijos e fiambre, as compotas inequivocamente caseiras e a manteiga também feita pela equipa do chef, com ligeiro sabor a alho. Há ainda iogurte, frutos secos e salmão fumado com dip de citrinos a fechar a primeira parte deste brunch.

Segue-se a primeira escolha entre três tipos de ovos: há Benedict, o ovo três minutos (cozido a baixa temperatura para que a gema se mantenha líquida no interior) ou os mexidos com tomate e cebola. Chegam rapidamente à mesa, enquanto o prato principal é preparado, após o qual é tempo de se falar da sobremesa. É composta ou pelo brownie de caramelo ou pelo cheesecake desconstruído, que faz lembrar um dos quadros de Catarina Mantero expostos junto à cozinha, graças às cores do gelado de framboesa e da terra de cacau e amêndoa.

O serviço atencioso está bem patente do início ao fim, mesmo nas breves pausas entre pratos, que quase parecem cronometradas para apenas digerir a refeição. Em que também se pode aproveitar para espreitar as primeiras obras de Catarina Mantero, que esta desenvolveu a óleo e com vidro, enquanto estudava na Faculdade de Belas-Artes – e que também estão à venda.

A partir do primeiro sábado do próximo mês (5 de novembro) o brunch muda para ganhar novos sabores, inspirados pela série de quadros da artista guatemalense Stefanie Pullin. É a terceira e a penúltima a expor no Tabik e marca a diferença pelos seus quadros, nos quais retrata o país onde nasceu. A cozinha segue a mesma influência: haverá carnitas com achiote, robalo em folha de bananeira, arroz à cubana e os típicos doces latinos alfajores.

 

Tabik
Av. da Liberdade, 29A
Tel.: 21 347 0549
Preço brunch: 25 euros. Para crianças até aos 12 anos, 12,50 euros. Todos os sábados, das 12h00 às 15h30.

 



CONTEÚDO PATROCINADO