Festival do Queijo, Pão e Vinho promove os sabores da Arrábida

Promover os produtos e os produtores da Arrábida, Palmela, e celebrar o mundo rural são os propósitos do Festival Queijo, Pão e Vinho que sexta-feira, 31 de março, inicia a sua 23ª edição, na Quinta do Anjo.

Até dia 2, domingo, a localidade de S. Gonçalo, Cabanas, será a ponto de encontro para apreciadores de boa comida e bom vinho. O queijo de ovelha – principalmente o queijo DOP de Azeitão – os vinhos da Península de Setúbal e o pão tradicional são os destaques do certame. Não faltarão também os doces, a fruta, as compotas, o mel e os licores, num total de 40 expositores.

Na área da restauração, são várias as propostas de gastronomia regional. Uma das novidades deste ano é a realização do Concurso de Queijo de Azeitão DOP, com entrega de prémios ao final da tarde de domingo.

Workshops, provas e harmonizações de queijos e vinhos são algumas das atividades que necessitam inscrição prévia. Sábado, pelas 10h00, realiza-se a oficina «Aprender a fazer queijo no Museu» (Museu do Ovelheiro, recinto do Festival).

À tarde realiza-se o Laboratório do Gosto, sessão com prova de vinhos da Península de Setúbal acompanhada de queijo de Azeitão. Estas e outras experiências prolongam-se até ao final da feira e custam 5 euros por pessoa.

A par do Festival, e até 9 de abril, 24 estabelecimentos de restauração do concelho de Palmela propõem mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de ovelha, com ementas diversificadas onde os queijos da região têm lugar de destaque.

A organização do festival é da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida e tem o apoio da Câmara Municipal de Palmela. A entrada no Festival custa 1 euro. Consultar o programa completo em pdf na página web da câmara municipal de Palmela, aqui.


23.º Festival Queijo, Pão e Vinho
S. Gonçalo, Quinta do Anjo, Palmela
De 31 de março a 2 de abril
Dia 31, das 15h00 às 00h00; dia 1, abre às 09h30 e dia 2 abre às 09h30 e encerra às 21h00.
Preço: 1 euro (entrada); 5 euros (workshops, provas e harmonizações)


Veja também:

Palmela: um roteiro pela terra do vinho, pão e Queijo de Azeitão
Tudo o que é preciso saber sobre queijos artesanais
Museu e adega honram o vinho da Casa Ermelinda de Freitas



CONTEÚDO PATROCINADO