Na nova carta do Volver, o fado cruza-se com o tango

A entrada de um novo chef no Volver foi sinónimo de uma nova carta para o verão. Há novos sabores frescos, outros ingredientes a ligar Portugal e Argentina.

As noites do Volver mantêm-se à meia-luz, a localização num bairro residencial do Lumiar é a mesma e a predisposição para um jantar romântico, familiar ou de negócios continuam iguais. O que mudou, desde maio, foi a carta e o chef. É ele André Pires, ribatejano de sangue, nascido em Santarém, mas com um percurso que inclui uma passagem pela Bélgica e pela cozinha de Vítor Claro já em Portugal, nos restaurantes Degusto e Malhadinha Nova.

A contrariar a ideia de que «Portugal é fado e peixe, e Argentina tango e carne», o chef aproximou ainda mais os dois países e continentes na nova carta. E assim chega à mesa a entrada de «nikkei patagónico», com a truta tão apreciada naquela região apresentada de várias formas, numa só travessa. Vale a pena começar da esquerda para a direita: primeiro com o tártaro, depois com o «gravlax» do norte da Europa, em que o peixe é curado, seguindo para truta marinada e, no fim, para um crème brûlée com ovas do peixe, que explodem na boca com sabor a mar.

A sala do Volver de Carne Y Alma

Parece uma refeição completa, mas ainda vai no início. O sorrentino, uma espécie de ravioli da Argentina, integra também as entradas, numa versão mais leve, em que a massa é substituída por couve portuguesa e acompanhada de ricota fumada, quinoa tufada e maionese de coentros.

Já nos pratos principais, Portugal e a Argentina juntam-se para um bacalhau cozido a baixa temperatura com poejada de grão e gaspacho de cereja. E no fim, ainda brindam ao legado do Volver com um cremoso risoto porteño e um corte de wagyu grelhado, com puré de milho.

O Volver continua quase igual. Com novo chef, outros sabores, mas sem esquecer as origens do salero, no ano em que Lisboa é capital ibero-americana da cultura.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Luís de Freitas Branco, 5D, Lisboa (Lumiar)
Telefone
217598980
Horário
Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 00h30; sexta e sábado, das 20h00 às 01h00.
Custo
() Menu especial: 39 euros (sem bebidas)


GPS
Latitude : 38.7702477
Longitude : -9.160866700000042


CONTEÚDO PATROCINADO