Crepioca, açaí e coxinha. Sabores do Brasil em Matosinhos

A tapioca e o açaí são duas especialidades brasileiras que estão a conquistar o paladar português. Recentemente, abriram dois espaços à beira-mar dedicados a cada um deles. E ainda um terceiro, uma lanchonete com petiscos típicos. Tudo sem sair de Matosinhos.

Isadora Fevereiro nasceu no Brasil mas veio para Portugal ainda criança. Já adulta, quis regressar à sua terra natal e, durante dez anos, viveu no nordeste brasileiro onde comia muita tapioca. «Não era por ser saudável, mas porque era a comida tradicional de lá», admite. Quando voltou a Portugal, procurou criar um negócio que lhe permitisse visitar de vez em quando o Brasil, para matar saudades, e o projeto de comida de rua Chef Tapioca pareceu-lhe o pretexto certo.

Começou por ser uma banca que percorria festivais e mercados até Isadora criar uma nova loja, em frente à praia de Matosinhos. É ela mesma quem, atrás do balcão, confeciona crepes de tapioca, cuja goma é preparada à mão durante um longo processo, com recheios salgados (mozarela, tomate e orégãos) ou doces (goiabada e queijo).

Da carta da Chef Tapioca fazem também parte sumos naturais, café da portuguesa Combi e açaí na tigela.

Este fruto da amazónia é a base de outra nova paragem brasileira em Matosinhos, a loja Açaí Concept, que abriu perto da Chef Tapioca. Ali é a polpa do açaí que brilha, dentro de um dos três copos de diferentes tamanhos disponíveis, acompanhado de coberturas como granola, paçoca, cereais e frutas, e caldas, das quais se destaca a de morango e a de doce de leite. Uma das particularidades da loja é permitir quase todas as coberturas e caldas, sem acréscimo de preço. Este é o primeiro espaço na Europa da marca, que curiosamente foi fundada por um português no Brasil.

Já a Pastelaria Real é a concretização do sonho de um casal brasileiro a viver em Portugal há 17 anos. A lanchonete abriu no final de 2015 com petiscos como pastel de vento, coxinha e bolinho de aipim com carne seca, mas em outubro passado, depois de uma remodelação, passou a servir também almoços. Funcionam em modo bufete e todos os dias há oito pratos quentes de inspiração brasileira e quatro saladas. Mas aquilo em que o casal está apostado em divulgar são as especialidades acarajé e abará, servidas ao sábado e ao domingo, sendo ambas à base de feijão-fradinho.

Dentro do estabelecimento há ainda espaço para uma pequena mercearia, onde se podem encontrar cervejas Brahma e Skol, chimarrão, chocolates Prestígio e Chokito, Paçoca, goma de tapioca, Halls preto e salgadinhos Fandangos.

 

Leia também:

Porto: celebrar o dia de São Valentim no conforto do lar
Rua do Porto guarda um dos negócios mais antigos da cidade
Doçaria conventual da Alcôa para provar no chiado

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend