Chef Cordeiro leva peixe e marisco fresco à ribeira

O Blini é o novo restaurante do chef Cordeiro. Sobranceiro ao centro histórico de Gaia, tem uma vista deslumbrante e aposta no peixe e no marisco frescos.

A localização é fantástica e a proposta sem igual: peixe e marisco do mais fresco que há, com confeção de autor. Situado na rua General Torres, o Blini oferece vistas para a Ribeira do Porto e sobre os telhados dos armazéns de vinho do Porto.

Quem entra no espaço panorâmico e decorado com simplicidade e bom gosto vê logo o aquário com as lagostas, as sapateiras e as santolas e o bar da Moët & Chandon. Tem a opção de seguir logo para a «esplanada interior», cujas mesas são as mais cobiçadas, ou para a sala onde saltam à vista as bancadas de mármore onde o que vem do mar quase pula de tão fresco.

O restaurante aposta nos menus de degustação. A 40, 55 e 75 euros – respetivamente, quatro, seis e sete a oito pratos -, incluem peixe fresquíssimo, vindo de Matosinhos e de Angeiras.

O mais caro é um menu mais criativo em que a ideia é, explica Cordeiro, «que o cliente chegue e se coloque nas mãos do chef». O serviço é expedito, garante, e na cozinha está o chef residente Tiago Santos.

Na carta propriamente dita, que é minimalista – a ideia é mesmo promover a degustação -, há ostras, blinis – «mini panquecas com que os russos comem o caviar» -, vários crustáceos, robalo de anzol com aroma de água do mar em jardim de ervilhas, peixe do dia em sugestão criativa, bife da vazia maturado com foie – este é o único prato de carne no Blini -, e o Oráculo Conventual, um doce de gema de ovo que faz lembrar o Pão de Rala.

Nos vinhos, são protagonistas os champanhes, os espumantes e os vinhos brancos, mas também há alguns tintos e «uma garrafeira de Portos muito boa», numa carta que reúne cerca de 100 referências, 30 das quais estão disponíveis a copo.

O hexagono do logótipo, que também está em pormenores da decoração em tons de cinza, remete para a concha e para o Caminho de Santiago, que passa na General Torres.

Voltada para a rua, há uma esplanada onde a vista foge ao filtro dos janelões de vidro e onde o pôr do sol convida a beber um cocktail e/ou a trincar um dos cinco petiscos que o Blini também serve.

 

Blini

Rua General Torres, 344 (Ribeira), Gaia
Tel.: 224055306
Web: facebook.com/theblini
Horário: Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h00; fecha domingo à noite e segunda-feira.
Preços: Menus a 40, 55 e 75 euros



CONTEÚDO PATROCINADO