Camafeuzinho, o novo café do Porto que convida a uma pausa

É o descendente direto do restaurante Camafeu. Mantém o espírito vintage mas troca os pratos requintados por opções leves, entre saladas, tostas e sumos naturais. Tudo para provar num ambiente decorado com gosto.

O restaurante Camafeu é um velho conhecido dos frequentadores da Baixa. Ao lado da porta azul onde mora há cerca de seis anos nasceu, em abril, o seu descendente. As parecenças são inegáveis e não se ficam apenas pelo nome. O mobiliário rètro, resgatado de diversos antiquários e salpicado com pormenores kitsch, dá à sala um ar mais contemporâneo. É uma «espécie de bisneto», como lhe chama a proprietária Ana Machado, que gere os dois negócios na casa onde em tempos funcionou a loja de antiguidades do seu avô.

Também ela é uma apaixonada por antiguidades e pela bricolage e foi a própria quem recuperou algumas das peças que despontam na decoração. O Camafeuzinho, com seis mesas apenas, justifica assim a adição do sufixo. Em dias de sol, a sala alarga-se para a rua e a esplanada serve de extensão perfeita à pequena sala.

A inexistência de cozinha não serve de limitação e abre a janela de oportunidade a opções mais simples, rápidas e leves, servidas durante todo o dia. A granola com iogurte e fruta fresca (ou açaí) convidam a um pequeno-almoço. As saladas, de quinoa e de frango, são aposta para almoços pouco calóricos, bem acompanhada de sumos de fruta do dia com combinações como o abacaxi e hortelã ou morango e banana. Tudo feito com fruta fresca, cortada e preparada na hora.

Obrigatório provar: a salada de quinoa servida com abacate, grão, tomate e alface tornou-se, no espaço de um mês, um dos pratos que mais saem da copa. É fresco, pouco calórico e também se come com os olhos.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça de Carlos Alberto, 83, Porto (Baixa)
Horário
Das 12h00 às 19h00. Encerra ao domingo e à segunda.


Info
porto, café, saladas
GPS
Latitude : 41.1485659
Longitude : -8.61547900000005


CONTEÚDO PATROCINADO