Lisboa: O que se come no melhor restaurante do mundo?

Criações inspiradas no receituário português, jugoslavo, francês e italiano, para provar à mesa do melhor restaurante do mundo, na opinião da revista 'Monocle'.

Ljubomir Stanisic, o irascível chef jugoslavo que tomou de assalto a televisão em Pesadelo na cozinha, é o comandante do Bistro 100 Maneiras, a funcionar no Chiado desde 2010. O seu restaurante acaba de ser eleito como o melhor restaurante do mundo nos Restaurant Awards da revista Monocle, tendo ficado à frente dos cinquenta restaurantes nomeados para o prémio, da Austrália aos EUA.

Uma carta inventiva e arrojada é o que Ljubomir Stanisic apresenta no seu Bistro 100 Maneiras, onde se servem criações inspiradas no receituário tradicional português, jugoslavo, francês e italiano, coordenadas das vivências e experiências do conhecido chef.

O menu convida a partilhar os pratos, que vão do foie-gras aos túbaros, passando pelo marisco e pratos de caça. Garantida está uma experiência de excelência, porém mais democrática, tendo sido esse também um dos desígnios iniciais do trabalho de Ljubomir, quando abriu o 100 Maneiras (o outro 100 Maneiras, no Bairro Alto) em 2009.

O restaurante, situado num edifício art déco no Chiado, distinguiu-se pela sensação de «informalidade» em harmonia com alguma «excentricidade», segundo a descrição daquela reconhecida revista de tendências e lifestyle. O espaço tem ainda um bar, que foi distinguido também já este ano como Melhor Bar de Restaurante, na edição nacional dos prémios World Class 2017.

Esta foi a terceira edição dos Restaurant Awards da Monocle, que procura distinguir os restaurantes onde os editores e colaboradores da revista tiveram as melhores refeições, tendo em conta aspetos como os ingredientes, o serviço e o ambiente.

Percorra a fotogaleria para conhecer alguns dos pratos que se pode provar no restaurante.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo da Trindade, 9, Chiado 1200-466 Lisboa
Telefone
910307575
Horário
Todos os dias, das 19h30 às 02h (cozinha encerra às 00h)
Custo
(€€) 50


GPS
Latitude : 38.71209899999999
Longitude : -9.142972999999984

 

Leia também:

Ljubomir Stanisic assume novo desafio na Comporta
O Natal à mesa de 4 estrangeiros a viver em Portugal
Dicas caseiras para impressionar os amigos com cocktails



CONTEÚDO PATROCINADO