As cristas de galo de Vila Real têm uma casa no Porto

Os herdeiros da centenária Casa Lapão levaram para a Invicta as iguarias da capital de Trás-os-Montes. Depois de Cedofeita e de outras zonas do Grande Porto a ideia é chegar também ao sul.

A Casa das Cristas chegou ao Porto em julho, na Rua Sacadura Cabral, em Cedofeita, mas traz consigo uma história centenária. Batizada com o nome de uma das receitas mais representativas da doçaria vila-realense, este espaço de doces conventuais é um projeto dos herdeiros da Casa Lapão, conceituada pastelaria tradicional da capital de Trás-os-Montes que abriu a primeira loja em 1990 e cujos pergaminhos vêm desde o tempo da I Guerra Mundial.

As Cristas de Galo recheadas com doce de ovos e amêndoa estão em destaque mas não ofuscam os pitos de Santa Luzia – massa quebrada com doce de abóbora e canela -, os pastéis de Santa Clara – massa filo com doce de ovo, amêndoa e canela – ou as tigelinhas de laranja, uma espécie de pastel de nata mas com gema de ovo e laranja. Isto para falar apenas das iguarias à base de açúcar, às quais se juntam as tradicionais bolas de carne, os covilhetes e os pastéis de Chaves – sendo estes os únicos que não são produzidos pela empresa familiar. Não esquecer ainda o típico bolo de chocolate da Casa Lapão.

Tudo é produzido na fábrica de Vila Real e levado ao forno na Casa das Cristas

Além dos produtos regionais servem-se refeições ligeiras: há a sandes do dia a 2,50 euros e um menu composto de salgado, sopa e bebida por 3,50 euros.

Ricardo Pádua vive no meio das Cristas de Galo desde que nasceu. Em parceria com o irmão, António Pádua, e a mãe, Álea Zita Cramez, criou a nova marca para a qual têm grandes expectativas de «crescimento controlado e programado». Fazem distribuição para uma rede de lojas da cidade mas a intenção é alargá-la ao Grande Porto e daqui a um ano abrir outro espaço na Invicta, antes de avançar para o sul do país.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend