Açores: Cozinha da terra para provar em Ponta Delgada

Não é apenas a vista que impressiona no restaurante do novo Azor Hotel, que abriu no final de maio, em Ponta Delgada.

Quando se chega ao restaurante À Terra, o que salta logo é a vista, que é panorâmica sobre a marina de Ponta Delgada e tão deslumbrante de dia, como com as luzes dos barcos à noite. O nome do espaço não foi escolhido ao acaso, já que todos pratos são feitos com produtos das ilhas açorianas.

Das carnes aos vinhos, dos queijos ao marisco, até nas sobremesas, o princípio do chef é preservar os sabores da comida regional. Cláudio Pontes decidiu voltar às origens depois de uma passagem pelo continente, onde trabalhou no Pestana Palace Hotel, no Restaurante Tavares (onde conquistou uma estrela Michelin, como chef executivo, em 2012) ou no mítico restaurante Aviz, entre outros.

Nas entradas, destaca-se a tábua de cracas ou a travessa de lapas servidas em pedra vulcânica incandescente. Já nos pratos principais, releva-se o lírio num guisado de lula, coentros e crocante de porco e, nas carnes, o bife tomahawk acompanhado com legumes biológicos e batata agria com queijo velho de São Miguel e salsa.

As mesas com tampo de ardósia e giz que já se tornaram as eleitas dos mais pequenos, que também servem para deixar uma mensagem à equipa se a experiência tiver agradado.

À Terra
Azor Hotel
Av. Dr. João Bosco Mota Amaral, Ponta Delgada
Tel.:296249900
Das 12h30 às 23h00. Não encerra.
Preço médio: 30 euros.



CONTEÚDO PATROCINADO