A Taberna Anti-Dantas é um verdadeiro manifesto. Pim!

Numa rua paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa, provam-se petiscos com toque de autor sob o olhar atento de Almada Negreiros.

Almada Negreiros tinha 22 anos quando escreveu o Manifesto anti-Dantas, um folheto de protesto contra o escritor Júlio Dantas. Filipe Nabais, admirador confesso deste texto que marcou o movimento Modernista do início do século XX, aproveitou o mote e dele fez um restaurante de petiscos a dois minutos a pé da Avenida da Liberdade.

Desengane-se quem pensa que na Taberna Anti-Dantas vai encontrar os petiscos do costume. Aqui, há muito mais do que apenas ovos mexidos e enchidos. Num espaço pequeno, onde cabem cerca de vinte pessoas, as paredes estão forradas com notícias de jornais antigos (o Manifesto também lá está). Cada artigo foi colado por Filipe, editor de videomapping e obcecado confesso pela estética das coisas. Há ainda apontamentos decorativos que vale a pena mencionar, como as peças Bordallo Pinheiro ou Júlia Ramalho, um gira-discos, bonecas antigas, um garrafão que serve de candeeiro ou um telefone antigo.

Mas é na mesa que está o verdadeiro motivo de conversa. Para abrir o apetite, os pastéis Anti-Dantas que, à partida, parecem pastéis de nata mas têm recheio de bacalhau. É receita da casa e funciona muito bem. Um dos pratos mais recomendados é a monumental sopa de peixe em pão alentejano com camarão. Vale a pena parar um momento, levar a colher à boca devagar e estender o tempo para saborear esta maravilha.

Depois disto, a superação é difícil, mas o atum braseado com uma salada verde cumpre esse propósito. Uma opção mais leve comparativamente com o que se segue: alheira de caça sem pele, servida em cama de grelos à brás e ovo estrelado. Para ajudar a digestão, um shot de porto em copo de chocolate antecede uma mousse de chocolate digna de nota.

O conselho é marcar com antecedência ou ir cedo, porque é rara a noite que a taberna não encha. E há bons motivos para isso.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de São José, 196, Lisboa
Telefone
917494749
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 00h00.
Custo
(€€) Preço médio: 20 euros


GPS
Latitude : 38.7206529
Longitude : -9.14427505092624

 

Veja também:

Um roteiro para conhecer os segredos da Avenida da Liberdade
Delidelux: a mercearia fina já chegou ao Marquês
O novo menu vegetariano do Hard Rock Cafe Lisboa



CONTEÚDO PATROCINADO