A refeição ideal #8: no restaurante Café Colonial, Lisboa

Todas as segundas-feiras, a Evasões sugere uma refeição. A desta semana pode ser apreciada no Café Colonial Restaurant & Cocktail Bar, a cargo de Vasco Lello no Memmo Príncipe Real.

O restaurante, que também é bar e esplanada, fica no hotel Memmo Príncipe Real. A decoração contemporânea e informal, que combina madeiras, pedra lioz, mármore e um emblemático veludo verde-seco, faz-nos querer ficar desde o primeiro minuto, embora seja difícil desviar os olhos da vista — para a cidade e para o terraço com piscina.

Vasco Lello, o chef, pensou numa fórmula em que a comunhão entre o espaço e a comida se faz naturalmente — por isso há diferentes cartas ao longo do dia — e num tipo de cozinha lusófona que nos permite viajar à mesa pelas muitas influências que Portugal recebeu nas suas idas e vindas através dos tempos; isto sem perder de vista o público local e a necessidade de ter pratos mais portugueses. Na ementa do restaurante, a diáspora lusa está efetivamente lá — das entradas aos pratos de peixe e carne, sem esquecer as sobremesas —, porque o seu fio condutor é a diversidade, só que o todo é coerente e não abusa do exotismo.

Para esta refeição ideal, escolhemos a carta de jantar, porque a do almoço varia diariamente, e não abrimos mão do couvert para começar: são diferentes tipos de pães à escolha (gostámos especialmente do alentejano tostado em azeite) com três opções de manteigas feitas na casa (kimchi, ou seja vegetais fermentados, amendoim e tinta de choco). Como entrada, ideal para partilhar, as ostras ao natural com sumo asiático, lima e pimenta e também numa versão cremosa servida como shot (13 euros). No prato principal, uma outra dupla não necessariamente óbvia mas que combina muito bem na prática — falamos do pato asiático que é assado e fatiado sobre um molho muito guloso, o hoisin (molho chinês para churrascos); à parte vem uma tigela com noodles e vegetais crocantes (18,50 euros). A sobremesa pedia algo mais cítrico na boca, para limpar o palato, mas sem abdicar do toque do doce, daí o suspiro com natas batidas, frutos vermelhos, pistácios tostados e uma bola de sorvete de maracujá. No final, a sensação agradável de estar saciado sem um peso excessivo no estômago ou na consciência.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Hotel Memmo Príncipe Real, Rua Dom Pedro V, 56J (Príncipe Real), Lisboa
Telefone
961844248
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h00. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 25 euros


Info
portuguesa, Cozinha portuguesa, cozinha de fusão, cozinha lusófona
GPS
Latitude : 38.716227
Longitude : -9.146089999999958

 

Leia também:

A refeição ideal #7: no restaurante Flores, Lisboa
A refeição ideal #6: no restaurante Casa de Pasto, Lisboa
A refeição ideal #5: no restaurante O Surf & Turf, Lisboa



CONTEÚDO PATROCINADO