A refeição ideal #5: no restaurante O Surf & Turf, Lisboa

Todas as segundas-feiras, a Evasões sugere uma refeição. A desta semana pode ser apreciada em O Surf & Turf, o novo espaço do chef Kiko Martins no Mercado da Ribeira.

Enquanto não há fumo branco sobre O Watt, o muito aguardado restaurante que o chef Kiko Martins vai abrir na nova sede da EDP, em Lisboa, a mais recente aventura chama-se O Surf & Turf e ocupa o antigo espaço do Trincas no Mercado da Ribeira. No interior, o balcão à volta da cozinha aberta é dominado por uma enorme instalação no teto a lembrar troncos e raízes retorcidos (uma ideia que vem no seguimento do polvo em A Cevicheria), mas nesta altura do ano são muitos os que procuram a esplanada virada para o jardim da Praça Dom Luís I. Não é a primeira vez que Kiko faz uma incursão num tipo de cozinha que mistura pratos de mar e terra (é isso o surf & turf), nunca antes, porém, o havia feito de forma tão assumida num restaurante.

Para nós, a refeição ideal começa com umas ostras d’O Asiático (12,70 euros), belíssima combinação da espuma destes bivalves com tártaro de novilho coreano e pera Nashi, ou com os croquetes de cozido à portuguesa e maionese de anchovas (3 unidades, 6,30 euros), ideais para quem prefere o recheio com uma textura firme. De seguida, optamos pelo polvo assado, servido em rodelas, com tapioca negra e lascas de pato fumado (13,20 euros), uma versão interessante por juntar ainda o pimentão (muito usado pelos galegos). Para encerrar, uma combinação certeira à base de brownie, cremoso de chocolate, terra (granulado) de cogumelos e «ovas» de maracujá (6,40 euros). Bingo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Veja também:

«Quando fizer coisas para o gosto médio português, fecho»
Restaurantes com pratos de quinoa em Lisboa e no Porto
Pap’Açôrda: pratos clássicos e cocktails no Mercado da Ribeira

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend