A refeição ideal #5: no restaurante O Surf & Turf, Lisboa

Todas as segundas-feiras, a Evasões sugere uma refeição. A desta semana pode ser apreciada em O Surf & Turf, o novo espaço do chef Kiko Martins no Mercado da Ribeira.

Enquanto não há fumo branco sobre O Watt, o muito aguardado restaurante que o chef Kiko Martins vai abrir na nova sede da EDP, em Lisboa, a mais recente aventura chama-se O Surf & Turf e ocupa o antigo espaço do Trincas no Mercado da Ribeira. No interior, o balcão à volta da cozinha aberta é dominado por uma enorme instalação no teto a lembrar troncos e raízes retorcidos (uma ideia que vem no seguimento do polvo em A Cevicheria), mas nesta altura do ano são muitos os que procuram a esplanada virada para o jardim da Praça Dom Luís I. Não é a primeira vez que Kiko faz uma incursão num tipo de cozinha que mistura pratos de mar e terra (é isso o surf & turf), nunca antes, porém, o havia feito de forma tão assumida num restaurante.

Para nós, a refeição ideal começa com umas ostras d’O Asiático (12,70 euros), belíssima combinação da espuma destes bivalves com tártaro de novilho coreano e pera Nashi, ou com os croquetes de cozido à portuguesa e maionese de anchovas (3 unidades, 6,30 euros), ideais para quem prefere o recheio com uma textura firme. De seguida, optamos pelo polvo assado, servido em rodelas, com tapioca negra e lascas de pato fumado (13,20 euros), uma versão interessante por juntar ainda o pimentão (muito usado pelos galegos). Para encerrar, uma combinação certeira à base de brownie, cremoso de chocolate, terra (granulado) de cogumelos e «ovas» de maracujá (6,40 euros). Bingo.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça Dom Luís I, 44 (Mercado da Ribeira, Cais do Sodré), Lisboa
Horário
Das 10h00 às 00h00. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 25 Euros


GPS
Latitude : 38.7067443
Longitude : -9.145909299999971

 

Veja também:

«Quando fizer coisas para o gosto médio português, fecho»
Restaurantes com pratos de quinoa em Lisboa e no Porto
Pap’Açôrda: pratos clássicos e cocktails no Mercado da Ribeira

 

 



CONTEÚDO PATROCINADO