O novo restaurante italiano na Baixa do Porto onde não há pizas

No novo restaurante italiano na Baixa, não há pizas, porque Daniel Tarantino quer apresentar a diversidade da culinária do seu país. Há massas, saladas e queijos e ainda se pode fazer compras.

A despensa é um lugar discreto mas essencial na cozinha. A qualidade dos pratos depende, em grande parte, da qualidade dos bastidores. Por acreditar que uma boa cozinha requer boa matéria-prima e respeito por ela, Daniel Tarantino decidiu batizar o seu restaurante, recentemente inaugurado na Baixa, de A Despensa. É um italiano, mas não um italiano convencional. «Não fazemos pizas», informa Daniel.

Oriundo do Sul de Itália, tem um percurso pouco convencional para um cozinheiro. Viveu em Madrid, onde trabalhou como engenheiro. A curiosidade e o gosto pela cozinha levou-o a trabalhar, nos tempos livres, em restaurantes. Experiência que acabou por ser uma mais-valia, pois além de pratos italianos, Daniel confeciona petiscos espanhóis e até se aventura num pouco de fusão.

Madrid foi o primeiro passo para Portugal, pois na capital espanhola conheceu Elsa Pires, portuguesa de Trás-os-Montes, com quem acabou por casar. Mas antes de irem para o Porto ainda passaram pela Arábia Saudita. Aproveitou a estada na residência militar onde esteve instalado para treinar as habilidades culinárias. «A cozinha da residência era muito grande. Cozinhava sempre para o meu grupo e fiz lá todo o tipo de experiências», conta. Finalmente, instalaram-se no Porto e a ideia de abrir um espaço começou a crescer. «Sempre gostámos de comer em restaurantes», diz, mas faziam-no com olho crítico. A Despensa «não tem pretensão de apresentar cozinha de vanguarda».

O importante é que a comida que «se aproxime das pessoas», ou seja, que os clientes saibam o que estão a comer. Os vegetais da época vêm da quinta do pai de Elsa (muitos são desidratados ou transformados em compotas, para comer no restaurante ou levar para casa), os queijos tradicionais italianos vêm mesmo de lá, assim como as massas e outros produtos. Muitos dos pratos são tradicionais, apresentados com pequenos twists que lhes dão personalidade, como é o caso do penne al pesto, aromatizado com azeite de trufa branca e pontilhado com pedacinhos de tomate desidratado.

A Despensa
Rua Conde de Vizela 141, (Baixa) Porto
Tel.: 220999605
Web: facebook.com/grupodespensa
Das 12h30 às 15h30 e das 20h00 às 23h00; encerra segunda ao almoço e ao domingo
Preço médio: 22 euros



CONTEÚDO PATROCINADO