A cafetaria saudável de Lisboa onde o brunch é a qualquer hora do dia

O Nicolau começou por abrir, na Baixa lisboeta, para dar suporte aos hóspedes do Home Lisbon Hostel mas tornou-se um caso sério de sucesso para os locais. Tudo isto porque serve brunch ao longo de toda a jornada.

Misturar o pequeno-almoço com o almoço, ; sem nos importarmos onde começa um e acaba o outro, caiu no goto dos portugueses; e não só dos mais jovens. Compreende-se por isso o sucesso do Nicolau Lisboa, em plena Baixa lisboeta (entre a Rua da Prata e a Rua dos Douradores), apostado desde logo em servir como prato forte um brunch composto por panqueca, taça de iogurte, sumo de laranja, tosta de abacate ou de queijo com salmão fumado e ainda café ou chá por 13 euros (os ovos são pagos à parte).

Até aqui nada de extraordinário, não fosse o caso deste brunch estar disponível, de segunda a sábado, durante todo o horário de funcionamento. Fez-se luz na cabeça dos responsáveis do Home Lisbon Hostel após perceberem que, mais do que apenas atender os seus hóspedes, eles poderiam criar um novo espaço de referência, em termos de cafetaria e de refeições saudáveis, para a cidade.

Faltava em Lisboa um sítio onde se pudesse “brunchar” sem olhar a horas. Vai daí, além da fórmula fixa, deixaram espaço na ementa para pedidos avulsos de entradas (da sopa às tostas), saladas (cinco tipos diferentes com preços entre os 6 e os 8,50 euros), taças de iogurte e de açaí com granola, papas de aveia com mel, tapiocas, panquecas, bolos (inclusive uma pavlova, a sobremesa do momento) ou várias opções de ovos (dos mexidos aos beneditinos, entre os 4 e os 7,50 euros). A cozinha à vista, sempre num virote, é comandada por Ana Viçoso, que à oferta do dia junta ainda um prato tradicional português a 8,50 euros.

Para beber, há café e chá, mas também smoothies, sumos (o verde não poderia faltar), cerveja (até ginger beer), vinho e cocktails. O Nicolau fisga assim pelo estômago, mas os olhos, também comem, nota-se desde o primeiro minuto que todo o espaço, com pouco mais de 100 metros quadrados (com capacidade para 36 pessoas no interior e mais 12 na esplanada), foi pensado para se tornar viral. O verde-água das portadas, transposto para o toldo no exterior e para os azulejos no interior, repete-se nos eletrodomésticos da marca Smeg (as torradeiras são self-service) e por todo o lado há detalhes curiosos (como o leitor de discos em vinil) que cativam clientes, não importa a idade.

Nicolau Lisboa
Rua de São Nicolau, 17 8Baixa), Lisboa
Tel.:
218860312
Facebook: nicolaulisboa
De segunda-feira a sábado, das 08h30 às 18h30
Preco médio: 13 Euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.



CONTEÚDO PATROCINADO