13 restaurantes para provar o capão no festival de Freamunde

Até dia 13, presta-se culto ao galo mais celebrado da cozinha portuguesa. É tempo de capão, um pouco por todo o município de Paços de Ferreira - com epicentro na vila dá nome à única ave nacional com certificação IGP.

O capão, galo castrado que há vários séculos é especialidade culinária em Freamunde, volta a ser motivo de festa. Na sua 11ª edição, a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde bate o recorde de restaurantes aderentes, com treze moradas na lista. Na mostra, cada espaço vai apresentar a sua versão do prato (normalmente temperado em vinha de alhos e assado) e no dia 12, segunda-feira, será entregue o prémio ao vencedor num jantar de gala a ter lugar na Quinta do Pinheiro. No dia seguinte, último do evento, realiza-se a Feira de Santa Luzia, onde vários produtores de galináceos mostram a sua criação e também participam no concurso de melhor capão vivo.

Certificado pela Comissão Europeia com a denominação de Indicação Geográfica Protegida, o capão de Freamunde tem uma longa história – e a feira de que é protagonista também.

A prática foi oficializada por D. João V, em 1719, mas já ocorria, nesta região, pelo menos desde a Idade Média. Capar o galo destinado ao tacho é coisa que se faz há muito mais tempo e em várias culturas. Na península Ibérica a prática terá entrado com os romanos.

Conta-se – não se sabe se mito ou facto – que terá sido um cônsul romano a proibir a criação de galos em Roma, pois o barulho do seu canto não o deixava dormir. Para contornar a lei, os frangos passaram a ser capados, e assim, não só perdiam o pio como ficavam com mais apetite e engordavam rapidamente. Com resultados que se conhece no prato: carne mais macia e saborosa. Ao ponto de justificar um festival em nome próprio.

 

Semana Gastronómica do Capão à Freamunde
Até 13 de dezembro

Restaurantes aderentes
Aidé. Av. 1º de Dezembro, 137, Paços de Ferreira
A Presa. Rua Além do Rio, 15, Freamunde
Adega Quim Cancela. Rua do Recanto, Freamunde
Parrilhada. Rua da Plaina , 166, Freamunde
Bom Garfo. Rua da Banda de Freamunde, Freamunde
Casa Anhinho. Rua de Novais, 157, Arreigada
Lareu”s. Rua Sport Clube de Freamunde, 159, Freamunde
O Tarasco. Av. Liberdade, 62, Figueiró
Casa de S. Francisco Wine Bar. Largo de São Francisco, 48, Freamunde
O Gusto. Rua Martinho Caetano, Freamunde
O Telheiro. Rua Nova de Ferreira, 235, Paços de Ferreira
O Penta 2. Rua 6 de Novembro, 8, Freamunde
São Domingos. Av. S. Domingos, 295, Carvalhosa

 



CONTEÚDO PATROCINADO