Trinca Espinhas, o Bib Gourmand de excelência da costa

Peixe e marisco com fartura e pratos do dia que sabem a luxo neste restaurante da praia de São Torpes.

Passamos Sines e vamos para sul pela estrada que dá acesso às praias, o mar na sua expressão quase selvagem acompanha-nos logo ali, à medida que vamos descendo. No momento exato em que estamos a pensar parar para ver bem aquela praia e aquela rebentação, estamos em São Torpes, e logo ali a espécie de apoio de praia que é o restaurante Trinca Espinhas, gerido por Luís Magalhães.

Tudo está em consonância e vive num equilíbrio estável, como se o mar fosse o elemento neutro em vez do agitador que em tantos lugares da costa é. Claro que peixe e marisco se sentam no trono deste palácio atlântico, mas não só. Há pratos do dia bem saborosos, em torno dos 8 euros, que sabem a luxo. É competente a secção de brasas para tratar de um bom peixe para nós, mas não é menos a parte da cozinha que se ocupa dos arrozes, filetes e outras glórias da cozinha tradicional. Durante o dia a casa é luminosa e transparente, e à noite não é pior, consegue criar uma atmosfera intimista que convida a ficar. Os arrozes marítimos – tamboril e marisco, por exemplo – são bem feitos, temperos bem conseguidos, e há um arroz de pato normalmente que é preciso conferir com atenção, ficamos viciados nele. Marca presença a cataplana Trinca Espinhas, oferecendo mais um ângulo de exploração do tacho bivalve, e é preciso provar o choco frito – sim, esse que se come muito em Setúbal – para ver como frescura e acerto culinário podem fazer uma grande diferença. Prove-se o polvo à Trinca para ver como isso é verdade.

Haverá mais meia dúzia de lugares assim especiais na nossa costa, em que estamos em permanente comunicação com o oceano e ao mesmo tempo no conforto absoluto de uma torre de vigia em que ninguém dá por nós. É um Bib Gourmand de excelência. Os vinhos que se serve aqui são, regra geral, acessíveis e resultam do esforço do proprietário em acompanhar o que a região da península de Setúbal vai fazendo, sem detrimento de uma carta que inclui títulos bons das outras regiões vitivinícolas nacionais. Grande lugar.

 

Praia de São Torpes (Sines)
Tel.: 269636379
Das 12h30 às 15h00 e das 20h00 às 23h00. Encerra segunda ao jantar e à quinta
Preço médio: 38 euros

 



CONTEÚDO PATROCINADO