Sandeman em Lisboa: vinho do Porto e cocktails

Mais uma embaixada do vinho do Porto, em Lisboa. Desta vez é a nova casa da Sandeman, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro.

Entre todas as marcas de vinho do Porto, a da Sandeman, associada à icónica silhueta do homem de capa, chapéu e copo de Porto ruby, dispensa apresentações. Mas é tempo de dá-lo a provar de outras formas. Inclusive com comida e em cocktails. O espaço amplo de dois pisos, numa das esquinas mais visíveis do pitoresco Lar­go Rafael Bordalo Pinheiro, já foi muitas coisas, mas, se depender do empenho da Sogrape – deten­tora, entre outras marcas, da San­deman -, a proposta mais recente é para ficar. E convencer.

Apesar de ter uma imagem amplamente reconhecida – a fi­gura do Don, criada no início do século XX por Georges Massiot Brown -, a Sandeman debate-se com um problema transversal a praticamente todos os produtores de vinho do Porto: o seu consu­mo aumenta entre os estrangei­ros, mas com os portugueses faz-se sobretudo entre um público cada vez mais envelhecido.

Numa época em que as bebi­das premium ganham novo pro­tagonismo, projetando-se inclu­sive graças à coquetelaria, a So­grape concebeu The Sandeman Chiado para provar a sua versati­lidade e comprovar que vai bem com a comida. Para isso foram so­licitados os serviços de dois chefs do Porto, Luís Américo, do Canti­na 32 e João Pupo Lameiras, da Ca­sa de Pasto da Palmeira, que tra­taram de criar uma ementa todo-o-terreno com petiscos, entradas e pratos – das tábuas de queijos e enchidos a comida de tacho e op­ções de peixe e carne, privilegian­do o que é nacional – facilmente harmonizados, caso a caso, quer com os vinhos do Porto quer com cocktails, com estes por base.

Para a variável líquida desta equação foi fundamental a con­sultadoria de Kiko Pericoli, um dos sócios do bar Double 9, que não se limitou a dar um twist ao Porto tónico, a sugerir uma ver­são com gelo e uma rodela de la­ranja ou a recriar a caipirinha, e investiu também em criações de autor como Honey, I”m Don, De­vilish Centaur ou One Eight Ze­ro Five.

The Sandeman Chiado
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 27 (Chiado)
Tel.: 937850068.
Das 11h30 às 00h00. Não encerra.
Preço médio: 15/35 euros (refeição).



CONTEÚDO PATROCINADO