Visitas grátis e menus especiais. É o Dia do Vinho do Porto

A efeméride é comemorada de forma oficial (e internacional) desde 2014, através do evento Port Wine Day. Este ano, a festa faz-se até 10 de setembro e inclui um sunset, visitas gratuitas a caves e harmonizações de comida e bebida, como a de pastéis de nata com vinho do Porto.

A Região Demarcada do Douro já existe há mais de 260 anos e recua aos tempos de Marquês de Pombal. No entanto, a celebração oficial faz-se apenas desde há três anos, altura em que o vinho do Porto recebeu o seu próprio dia internacional: 10 de setembro.

Para comemorar a data, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto passou a organizar, anualmente, o Port Wine Day, um evento que traz jornalistas internacionais até ao norte do país e junta-os a produtores de vinho.

Parte do festival decorre à porta fechada, no entanto não faltam atividades para curiosos, apreciadores e até leigos. A começar pelas visitas gratuitas e pelos menus especiais que alguns restaurantes preparam com vinho do Porto e a terminar numa regata e num sunset que é o culminar da festa. Tudo para ver na fotogaleria acima.

 

Leia também:

Quinta do Douro abre portões a quem quiser vindimar
Há uma vila onde os pratos levam vinho. Saba qual
5 programas para ir vindimar no Douro e no Alentejo

 



CONTEÚDO PATROCINADO