O bar com vista para o Tejo que conquistou os lisboetas no último ano

Está a fazer um ano desde que Lisboa ganhou um novo gastrobar, no LX Factory, que serve também de miradouro para o rio. O seu nome? Rio Maravilha.

O Rio Maravilha, instalado no quarto andar de um edifício da LX Factory, fisgou os lisboetas pela vista, desde que abriu portas a 22 de outubro do ano passado. Vista essa que é realmente magnífica, estendendo-se da frente ribeirinha à Margem Sul. E por tudo o resto também.

São 600 metros quadrados no total, o que permitiu à Mainside, o grupo por detrás de projetos como a Pensão Amor e a Casa de Pasto (além da própria LX Factory), pensar num conceito suficientemente amplo para se esparramar por diferentes ambientes. A tónica é industrial, mas há, da decoração ao cardápio e à música, um tropicalismo latente que se sente nas cores, nos padrões e nas várias instalações artísticas.

Experimentar é lema do Rio Maravilha, que propõe junções como hambúrguer de borrego com rhum fizz e corndogs de alheira com whisky sour

Este é um gastrobar, fórmula não totalmente assimilada pelos portugueses, mas que o chef Diogo Noronha quis fazer resultar aqui. Entretanto partiu para novos projetos, mas deixou o legado de uma carta convivial que vive muito do produto e da técnica da brasa, mas transversal às estações.

Do grupo inicial ainda fazem parte o chef pasteleiro Clayton Ferreira e o bartender Fernão Gonçalves, que acumulam o Rio Maravilha com a Casa de Pasto, e que continuam a «trazer o bar para a cozinha e a cozinha para o bar». Gonçalves assinou dez cocktails de autor que se prestam a acompanhar toda a refeição, tendo sempre presente que os mesmos podem ter «uma função gastronómica»: limpar o palato, estimular, acompanhar…

Para melhor nos introduzir ao espírito da casa, sugerem junções como o hambúrguer de borrego servido em pão de malte e compota de cerveja com um rhum fizz (leva cerveja e milho frito); ou os corndogs de alheira com whisky sour (leva bacon e paprika).

Não existem regras absolutas – o objetivo é fugir ao óbvio e proporcionar uma ótima experiência de pré-jantar, jantar e pós-jantar.

Rio Maravilha
LX Factory, Rua Rodrigues Faria, 103 (Alcântara)
Tel.: 966028229
Web: facebook.com/riomaravilha.lxfactory
Das 12h00 às 02h00; terça, a partir das 18h00; domingo, até às 18h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 25 euros



CONTEÚDO PATROCINADO