O Alvarinho Wine Fest está de volta à cidade de Lisboa

Alvarinho Wine Fest Lisboa vinhos Melgaço
São 19 os produtores de Melgaço que participam na terceira edição do festival. (Fotografia: Alvarinho Wine Fest)
O festival realiza-se na capital pelo terceiro ano consecutivo - dias 2 e 3 de junho -, promovendo o que de melhor se produz em Melgaço, onde a casta Alvarinho atinge um alto nível de qualidade

As castas Alvarinho, caraterísticas da zona de Monção e Melgaço, vão estar à prova de novo em Lisboa, durante a terceira edição do Alvarinho Wine Fest, dias 2 e 3 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII. A harmonização destes vinhos com mariscos, petiscos regionais e até sushi será destacada na programação.

Dezanove produtores da região de Melgaço participam no festival, que dinamiza provas comentadas com sommeliers e sessões de apresentação de novidades. Das 15h00 às 00h00 será possível contactar com diversos enólogos e assistir a provas comentadas. Numa iniciativa virada para os empresários, os restaurantes que se diferenciarem por apresentar «nas suas cartas a melhor seleção de vinhos Alvarinho-Melgaço» serão premiados. No domingo, às 19h30, realiza-se a sessão Alvarinho com a gastronomia regional, o mesmo é dizer harmonização com petiscos como o fumeiro de Melgaço, mas também com mariscos e sushi.

No espaço lounge tem lugar, sempre a partir das 22h, música ao vivo. A entrada no recinto é livre, mas para ter acesso às degustações de vinho é preciso comprar o copo de provas, por três euros. Segundo a organização, este mercado de vinhos tem mais de dois mil produtores e engarrafadores e uma produção anual de 4 milhões de quilos de uvas, de 1,5 milhões de garrafas e uma faturação de 25 milhões de euros.

 

Leia também:

Roteiro pela região vinícola do Alvarinho
Festivais que convidam a passear de norte a sul do país
Sete vinhos de norte a sul a não perder de vista em 2017



CONTEÚDO PATROCINADO