Lisboa: Damas de (boa) companhia

Um restaurante que deixa água na boca, um bar com bebidas para todos os gostos e uma sala de concertos com uma programação variada. Estas Damas sabem dar cartas.

Duas mulheres, Alexandra Vidal e Clara Alice, tinham a vontade de criar um espaço que pudesse aglomerar vários tipos de pessoas e estilos de música «sem comprometimentos estéticos ou afinidades eletivas, de modo que possamos todos ouvir-nos uns aos outros sem criar fossos», nas palavras de Alexandra. Foi a partir desta premissa que o Damas abriu portas a 25 de abril de 2015.

Um espaço multifacetado, no qual se pode jantar a preços justos num ambiente que querem «informal e descontraído, com tudo de bom e de mau que isso possa trazer». Diferencia-se por ser uma «brigada coletiva de intervenção cultural, um espaço que tenta a descentralização dos sítios e circuitos adquiridos» e, acima de tudo, «sendo uma empresa e não uma associação, luta pelo acesso democrático à cultura». Este ponto reflete-se na entrada sempre gratuita, enquanto puderem, com a exceção de quando está cheio, e aí também não há descriminação porque «saem dez, entram dez».

A programação musical funciona com um núcleo de mensalidades muito diferentes: o afro-baile dos Celeste Mariposa, a Maternidade, o Mundo Quesadilla e a Reitoria. Depois ainda existe o Damachine, exclusivamente dedicado a performances feitas por mulheres. O objetivo é misturar circuitos que não se tocam habitualmente, de forma a que exista heterogeneidade do público, o que permite uma melhor partilha de ideias e crítica sobre o que estão a ver/ouvir», define Alexandra.

No dia 27  há Damachine, com Panelas Depressão, quarteto nortenho de punk, Beniko Tanako, artista plástica que vai apresentar teatro de sombras japonesas, e ainda um DJ set de Pega Monstro.

Rua da Voz do Operário, 60 (Graça)
Tel.: 964964416
Web: facebook.com/damaslisboa
Das 13h00 às 02h00; sexta e sábado, até 04h00; domingo, das 17h00 às 00h00. Encerra segunda.
Preços: Cocktails, 5 a 8 euros; gin, 5 a 9 euros; cerveja, 1,50 euros



CONTEÚDO PATROCINADO