Há um bar em Lisboa que é também um laboratório

Um bar com um conceito arrojado, numa casa com história e decoração invulgares, só podia resultar numa experiência única. Bem-vindos à Tabacaria.

Quem passa à porta e espreita dificilmente deixará de entrar. De uma forma muito resumida, A Tabacaria é um espaço de experiências. «Se me pedirem uma Coca-Cola ou um whisky corrente, não vendemos, mas temos sempre uma proposta. Queremos tirar do nosso universo aquilo que as pessoas podem encontrar em qualquer outro lado», afirma o proprietário Mikas. Por aqui podemos ter uma ideia do que encontramos n’A Tabacaria. «Por exemplo, não temos lista de cocktails. As pessoas têm de nos pedir e fazemos uma bebida personalizada. Recuso-me completamente a fazer um mojito, uma caipirinha ou uma margarita», sublinha o homem que foi responsável por outros espaços lisboetas como o Bicaense ou o Clube Ferroviário.

A casa foi fundada em 1885 como cambista e a decoração faz questão de recordar a memória do espaço. Por ser uma zona na qual sempre passaram muitos estrangeiros, era mais um sítio onde se podia trocar dinheiro. Mais tarde foi tabacaria, ali se vendiam lotarias e todo o tipo de jogo. Em setembro do ano passado passou a ser bar. «Era uma tabacaria e muita gente pergunta-nos se temos tabaco. Não, mas temos charutos. A ideia é complicar a vida das pessoas, mas oferecendo novas experiências», diz Mikas.

Quando servem um cocktail perguntam ao cliente aquilo de que gosta e até agora ninguém reclamou com a sugestão proposta. «Já recebemos pessoas ao final da tarde, bebem um cocktail, depois vão jantar e voltam a seguir. Isso dá-nos muito alento para continuar neste caminho», garante. E todos os copos são diferentes. «As pessoas ficam fascinadas com isso e ando sempre à procura de mais. É uma das minhas paixões, andar atrás dessas coisas antigas e temos aqui algumas.» Mais uma vez, a diferença a fazer-se notar.

Entre os petiscos, destaque para o ceviche de camarão com morango, mexilhões com creme de pistácio, atum e salmão braseado e as tábuas de queijo e enchidos. O espaço é pequeno e acolhedor e a música anda muito à volta do jazz, soul e funk. Uma experiência a acrescentar à lista de tarefas.

A Tabacaria
Rua de São Paulo, 75/77 (Cais do Sodré)
Tel.: 213420281
Web: facebook.com/A-Tabacaria
Das 18h00 às 02h00. Encerra ao domingo.
Preços: Cocktails, 7 a 12 euros; rum, desde 7,50 euros; cerveja, 2 euros.



CONTEÚDO PATROCINADO