Quem experimenta cerveja artesanal raramente volta atrás», acredita Marcos Praça, o beer sommelier luso-brasileiro que está prestes a lançar o Clube da Cerveja, formato inédito em Portugal, mas que no Brasil existe há já vários anos. Através da assinatura do serviço – feita online no site (que também funcionará como loja) – os clientes recebem pelo correio, todos os meses, uma encomenda com quatro cervejas selecionadas por Marcos. «Vou trabalhar com cervejas diferentes daquelas que as pessoas estão habituadas, tanto portuguesas como estrangeiras, mas sempre de excelência», refere.
À disposição há dois pacotes: iniciante e avançado. A primeira entrega é já no final deste mês.Com as garrafas serão entregues descrições com a análise sensorial das bebidas escolhidas (sobre a coloração, o aroma, o sabor), uma forma de ajudar quem quer começar a especializar-se no assunto. Além disso, haverá também sugestões para harmonizações gastronómicas.
Marcos Praça começou a trabalhar há oito anos no mercado brasileiro de cervejas artesanais, quando este estava em pleno crescimento. Há uns três anos percebeu que em Portugal começava a existir um pequeno movimento de artesanais, o que lhe despertou o interesse. «Vi um grande potencial porque o país tem uma grande riqueza gastronómica», refere. «Existem uns 120 estilos diferentes de cerveja e, dentro de cada um, numerosas variações. Isso poderia ser muito importante num país que preza e vive a cultura de comer e beber», diz.
Depois de contactar os organizadores do ArtBeerFest de Caminha, foi convidado, no ano passado, a ir ao festival para apresentar cervejas brasileiras: «Acredito que foi a maior prova de cervejas brasileiras na Europa – levei umas 35 de sete cervejarias.» Quando voltou ao Brasil já tinha a decisão tomada: investir e trabalhar no mercado português. «Fiz bons contactos e bons amigos e iniciei logo o projeto que é hoje o Clube.» O beer sommelier fez várias pesquisas, com as quais percebeu que só quem vive na Grande Lisboa ou no Grande Porto tem um acesso facilitado às artesanais.
Marcos está a negociar parcerias com bares e lojas de cerveja para conseguir que os associados tenham várias vantagens, como, por exemplo, descontos em determinados produtos. «Isso será sempre divulgado aos sócios através de uma newsletter. Mais para a frente, quero organizar encontros do Clube. Mas estes planos dependem do corpo que o clube for tomando», remata.
CLUBE DA CERVEJA PORTUGAL
Web: clubedacerveja.pt
facebook.com/ClubeDaCerveja.pt