Viana do Castelo vai ter a segunda praia para cães do país

Fotografia de Arménio Belo
Depois de Peniche é agora a vez do norte ter a sua própria praia para cães. A praia do Coral tem inauguração marcada para 15 de junho.

A partir deste verão já vai ser possível ter a companhia dos animais de estimação em pleno areal. A praia do Coral será a segunda praia do país a permitir a permanência e circulação de cães.

O capitão do porto de Viana do Castelo e comandante da Polícia Marítima, Raul Risso, adiantou à Lusa que este «é um projeto que está para ser concretizado desde o ano passado» e resultou de «uma parceria entre a Câmara Municipal, uma associação de defesa dos animais, a Vila Animal, e a autoridade portuária, que é a entidade administrante».

O responsável explicou ainda que no dia da inauguração serão distribuídos folhetos informativos, intitulados «Quatro Patas», onde constam as regras de segurança exigidas para o local. Entre elas estão a obrigatoriedade de os animais estarem registados, o uso de trela, e de açaime no caso de serem raças consideradas perigosas.

A inauguração está marcada para as 19h15. A área da praia não é concessionada e vai permanecer assim, já que «durante a época balnear, nos espaços concessionados, não se podem ter os cães».

«Agora sim, vamos ter um espaço dedicado aos cães e a quem gosta deles», anuncia Raul Risso, mas lembra que neste primeiro verão a praia vai funcionar como «experiência-piloto, numa perspetiva em que terá que haver uma utilização conscienciosa por parte dos donos dos animais», particularmente «ao nível da segurança dos banhistas e da higiene da praia».



CONTEÚDO PATROCINADO