Uma avenida do Porto para passear à beira mar

Longa e plana, com um oceano a piscar-lhe o olho e ainda para mais com um altivo ar aristocrata, a avenida atlântica é um dos lugares clássicos da cidade para passear, descansar numa esplanada, fazer compras e aproveitar este sol de inverno que teima em ficar.

Graças à sua localização, a fazer margem das praias portuenses, a Avenida do Brasil é um dos lugares de passeio e desporto mais emblemáticos do Porto. Este é o nome de cerca de metade da marginal atlântica, que logo a seguir ao molhe se chama Avenida de Montevideu até alcançar Matosinhos. A localização tornou-a apetecível para o comércio, restaurantes e cafés, sendo a beira-mar cheia de esplanadas.

É nesta avenida que fica um um dos ex-líbris do Porto, a pérgula com balaustrada, em tom amarelo pálido, que forma uma varanda para o mar. Data de meados de 1930 e é da autoria do escultor António Enes Baganha. O jardim que lhe faz companhia é um lugar ótimo para parar e admirar a paisagem, enquanto se descansa nos bancos sombreados pelas palmeiras.

mapa-ev073-patricia

 



CONTEÚDO PATROCINADO