Um refúgio a 30 minutos de Lisboa

Um bosque, uma quinta com ambiente de aldeia, pão de forno a lenha, mesa convidativa. Tudo isto cabe na Quinta dos Machados. Neste recanto a 30 minutos de Lisboa, a natureza vive-se de perto.

Daniela Machado, antiga proprietária, pediu para a roseira-bela-portuguesa do jardim da casa principal não ser cortada. Miguel e Carmo Almeida, os novos donos, acederam e a árvore tornou-se um dos símbolos do romantismo pelo qual a quinta é conhecida. A atmosfera em redor também ajuda, com um bosque a servir de cenário idílico para os casamentos que ali se celebram com regularidade. Esta área verdejante, que já foi vinha, guarda segredos para desbravar como a mãe-d’água, transformada em túnel, que vai até à aldeia de Fórnea. Há capacetes e lanternas disponíveis para os hóspedes que queiram fazer a travessia.

Foi há sete anos que Miguel e Carmo elegeram este recanto em Mafra para se aventurarem no turismo de habitação. As obras de remodelação na Ala Tradição, edifício central, fizeram o número de quartos crescer para dezassete. Em setembro de 2015, foi inaugurada a Ala Relax, com uma arquitetura mais moderna e uma dúzia de quartos, restaurante e spa com sauna, hidromassagem, banho turco e massagens.

São agora 29 quartos e duas casas para quatro a cinco ocupantes, cada qual com nome e decoração próprios: Esperança, Sexy, Viagens e, o mais emblemático, Vitória, em homenagem ao resultado vitorioso nas Invasões Francesas.

O caminho de calçada antiga, que liga o quartos do edifício principal, remete para uma aldeia de outros tempos, e há até um forno a lenha, no antigo lagar do azeite, que ainda faz pão. E por falar em produtos caseiros, a estada não fica completa sem se provar as bolachas de alfazema ou as compotas de pera-rocha com porto, tomate com maçã reineta ou nectarina com pétalas de rosa, servidas no Cantinho dos Sabores, o restaurante da casa. Bochechas de porco preto com puré de castanhas e grelos, supremos de frango com crosta de chouriço e cornflakes, e bacalhau no forno com crosta de sapateira são as primeiras escolhas para um jantar no jardim de inverno, área inaugurada há cerca de três meses.

Nas sobremesas, ainda que o bolo húmido de chocolate com crumble de chocolate de São Tomé arranque sinceros aplausos, há que destacar tanto o leite-creme de tangerina caseiro como o creamy and crunchy d’alfazema, gelado e biscoitos. Natureza do outro lado da janela e mesa farta em cada refeição. Afinal, que mais se pode querer?

Quinta dos Machados
EN8, Barras, Azueira
Web: quintamachados.com
Preço: quarto duplo a partir de 110 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Restaurante Cantinho dos Sabores
Tel.: 261961279
Das 12h00 às 00h00. Não encerra.
Preço médio: 30 euros



CONTEÚDO PATROCINADO