Porto: A rua do Coliseu, de bares e de boas francesinhas

A Rua de Passos Manuel é uma das principais na Baixa do Porto, ligando os Poveiros à Praça D. João I, e nela se encontra um dois emblemas da cidade: o Coliseu e cafés com fama de servir as melhores francesinhas.

A contrário de outras ruas do Porto, cujos nomes acompanharam mudanças sociais ou políticas, a de Passos Manuel chama-se assim desde que foi aberta, em 1879. A toponímia homenageia Manuel da Silva Passos, político e reformador do ensino, que esteve ligado à fundação da Academia Portuense de Belas Artes e a Academia Politécnica do Porto. Curiosamente, Passos Manuel (ficou assim conhecido) nunca viveu na cidade, mas sim em Matosinhos. Esta é uma rua de fachadas burguesas e vincadamente cultural, estando nela essa grande instituição que é o Coliseu do Porto e ainda o Ateneu Comercial, assim como um dos primeiros espaços de cultura alternativa da cidade, o Maus Hábitos e outros bares a conhecer.

Com algumas casas de comércio bem antigas da cidade, a rua é também bem conhecida pelos seus restaurantes, cuja oferta é bem variada. A começar na centenária Casa das Tortas e a terminar no Café Santiago e no Lado B, ambos com boa reputação de francesinhas, estando pelo meio outras boas mesas portuenses.

mapa-patricia-net

 



CONTEÚDO PATROCINADO