Este sábado caminha-se a ver as estrelas na serra da Arrábida

Palmela, caminhada noturna, visitas guiadas, centro histórico, castelo, noite, estrelas
O Castelo de Palmela, que foi sede da Ordem de Santiago, marca a paisagem da região. (Fotografia: GI)
Cultura e desporto unem-se durante o próximo sábado, dia 5 de agosto, com uma visita guiada ao Castelo, ao centro histórico e uma caminhada noturna pela Arrábida.

Este dois-em-um para os amantes das atividades ao ar livre vai acontecer no próximo sábado, dia 5 de agosto, e começa logo de manhã com uma visita guiada ao Castelo de Palmela e ao centro histórico. A acompanhar o grupo vai estar um voluntário do Museu Municipal, para que ninguém se perca no caminho e na história da vila.

O ponto de encontro é às 10h00, no castelo que foi sede da Ordem de Santiago e que alberga uma Pousada de Portugal, a Igreja de Santiago, as ruínas da Igreja de Santa Maria, o GEsOS (Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago) e vários núcleos museológicos.

À tarde, a excursão desce às ruas do centro histórico, com partida marcada para as 14h30 junto ao Chafariz D. Maria I. A partir daí, o guia dará a conhecer vários monumentos como as igrejas de S. Pedro e da Misericórdia, o pelourinho e edifícios, jardins e miradouros de onde se avista o Sado, o Tejo e a Arrábida.

E é precisamente na serra que se realiza a caminhada noturna De Cabanas à Serra. O percurso, de 9,84 quilómetros e grau de dificuldade 4 (numa escala de 1 a 5), terá declives acentuados e duração prevista de 3h30.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória através dos contactos 212336636 e desporto@cm-palmela.pt, e está limitada a 100 pessoas. Já a inscrição na visita guiada ao castelo deve ser feita até às 12h00 de dia 3 de agosto, através do número 212336640 ou do email patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

 

Leia também:

Glamping e caminhadas para fazer na Serra do Caldeirão
Produtos da região de Setúbal ganham novo SPOT em Palmela
Palmela: um roteiro pela terra do vinho, pão e Queijo de Azeitão



CONTEÚDO PATROCINADO