Novo trilho pedestre para conhecer em Ponte da Barca

O município celebrou o Dia Mundial da Água com a inauguração de um novo trilho que percorre as margens do Rio Cabril.

Há exatamente 25 anos, no município de Ponte de Barca, foi inaugurada a primeira grande central hidroelétrica do país, a Barragem do Alto-Lindoso. Seja nessa imensa albufeira, nos rápidos do Lima ou nas cascatas das inúmeras ribeiras e rios de montanha, a força da água está omnipresente em cada recanto desta região, tal como se pode comprovar no novo Trilho da Água, o novo percurso pedestre do concelho, inaugurado no Dia Mundial da Água, que se celebrou a 22 de março.

Com apenas de 7,5 quilómetros de extensão e classificado com baixo grau de dificuldade, o trilho percorre coração do Parque Nacional da Peneda – Gerês, dando a conhecer os seus diversos tipos de paisagens, como as zonas rurais, a floresta de pinheiro bravo, urzes e sobreiros ou ainda as margens dos ribeiros, onde abundam musgos, salgueiros negros, vidoeiros e azevinhos.

O percurso tem início na Porta de Lindoso, uma das portas de entrada oficiais do Parque Nacional, onde tem início este percurso pedestre interpretado. Depois de cruzar os caminhos seculares da aldeia, atravessa depois campos de cultivo e levadas de regadio, antes de adentrar pelos meandros florestais próximos das margens do Rio Cabril onde, sobre a Ponte Mona, os participantes podem apreciar toda a beleza desta tão bem conversada galeria ripícola.

Leia também:
Um trilho por uma das primeiras linhas de caminho-de-ferro
Um trilho açoriano com vista
Caminhar por Portugal para dar as boas-vindas à primavera



CONTEÚDO PATROCINADO