Correr na Serra da Lousã

Na pequena freguesia de Vila Nova, uma antiga casa senhorial, em plena encosta, é o primeiro Centro de Estágio de Trail Running a funcionar em Portugal.

É um equipamento único em Portugal e está aberto, desde o verão de 2015, a todos os praticantes de trail running e BTT que dele queiram usufruir. Situado a cerca de 400 metros de altitude, em plena encosta da Serra da Lousã, o Centro de Es­tágio de Trail Running e BTT está instalado numa antiga casa senhorial, recuperada pa­ra o efeito, que conta com balneários, estação de serviço para bicicletas e ginásio, permitin­do também a pernoita aos atletas.

No interior, conta com sala polivalente e sala de convívio, onde podem ser tomadas as refeições, cozinha e dormitório – dividi­do por dois pisos, com oito beliches e cacifos individuais. A pernoita fica por 7,50 euros ao dia, mas os restantes equipamentos estão à disposição de todos, mesmos não hóspedes – o uso dos balneários custa dois euros e o gi­násio é gratuito das 09h00 às 17h00.

Em redor do centro há uma rede de per­cursos sinalizados de trail running e de BTT, assim como estações de serviço para bicicle­tas em Gondramaz, Quinta da Paiva e Semide. No caso do BTT, são catorze os percursos, to­talizando cerca de 230 quilómetros, nas ver­tentes de enduro, downhill e XC. Quanto ao trail running, conta com três circuitos que permitem descobrir os encantos deste ter­ritório que é cenário de duas das principais provas nacionais da modalidade, o Trilho dos Abutres e o Ultra Trail das Aldeias do Xisto.

 


Outros Circuitos

1. Percurso do Monte da Guia/Monte do Queimado (Horta)
Mesmo às portas da cidade da Horta, no Faial, este circuito de três quilómetros foi pensado de raiz para os praticantes de trail running. Tem início na antiga fábrica Baleeira e percorre a costa pelo atalho do Neptuno, subindo depois até ao miradouro do Monte da Guia e ao vizinho Monte do Queimado, de onde se pode apreciar a panorâmica sobre a baía da Horta, antes de terminar, no areal da praia de Porto Pim.

2. Centro de Trail Running de Penacova (Penacova)
Criada pelo ultramaratonista Carlos Sá, esta rede conta com três circuitos à volta da vila beirã: Livraria do Mondego (15 km), Miradouros (6 km) e Histórico (23 km), adequados a diferentes níveis. O primeiro é principalmente composto por caminhos de terra nas margens do Mondego, enquanto os restantes são bastante mais técnicos e com desníveis acentuados.



CONTEÚDO PATROCINADO