As melhores praias de Albufeira que estão à sua espera

Depois de Cascais, Albufeira foi o segundo município em Portugal a abrir a época balnear mais cedo. Para tal, as praias, marinas e portos de recreio devem cumprir as normas de qualidade atribuídas anualmente pelo programa Bandeira Azul.

Já é praticamente verão naquela que é conhecida como a capital do turismo em Portugal. As praias de Albufeira galardoadas este ano pelo programa Bandeira Azul (BA) abriram a época balnear no dia 15 de maio. No total são 25 (veja quais são na fotogaleria no início do texto), mais a marina, que cumprem o conjunto de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Para além disso, Albufeira é líder nacional no ranking de praias Qualidade de Ouro 2017, com 23 zonas balneares classificadas – mais uma que no ano anterior, com a entrada da praia de Olhos de Água para a lista.

Este ano, o programa BA celebra o 30º aniversário, um marco importante para o País e que merece ser assinalado. São três décadas de incentivos aos comportamentos sustentáveis, de respeito pela natureza, especialmente no que toca à proteção da biodiversidade marinha da orla costeira e das praias fluviais, de norte a sul, das ilhas dos Açores ao Arquipélago da Madeira. As iniciativas não se ficaram só pela difusão de informação. Foi preciso por mãos à obra, desde limpezas de praias, atividades com os mais novos, formações, conferências e workshops.

Quando começou, em 1987, no Ano Europeu do Ambiente apoiado pela União Europeia, foram identificadas 71 praias em Portugal. Em 2017, mais de 55% da totalidade das praias portuguesas estão premiadas: 320 Bandeiras Azuis nas praias, 14 em Portos de Recreio/Marinas e, pela primeira vez, 5 Embarcações Ecoturísticas, galardoadas pelo Júri Internacional.

Os números não mentem: Portugal é um dos países que apresenta melhores resultados, num programa que desde 2001 passou a ser global. Faz todo o sentido, porque as preocupações com a poluição dos oceanos e com as alterações climáticas são para todos. No entanto, como diz o tema deste ano, «para cuidar do Planeta devemos começar por cuidar da nossa terra». Vamos a isso?

 

Veja também:

O resort mais romântico da Europa é no Algarve
Algarve: 10 praias e hotéis a não perder



CONTEÚDO PATROCINADO