Aprender Wakeboard em Castelo de Bode

Talvez não seja um desporto para todos, mas as imagens dão vontade de ganhar coragem e experimentar. Agora é mais fácil começar, nas águas da barragem de Castelo de Bode.

Foi há pouco mais de 20 anos que o Wakeboard surgiu nos Estados Unidos e apesar de existirem desde logo alguns praticantes portugueses só mais recentemente começou a ser conhecido. O grande travão tem sido (ou era) os elevados custos uma vez que obrigava a utilização de barcos a motor. A modalidade é uma derivação do ski aquático com muitas semelhanças com snowboard e por isso quem já experimentou estes desportos terá mais facilidade, mas não há razão para não tentar.

André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, diz que «nunca ninguém não conseguiu» e ao contrário do que pode parecer não é preciso muita força, aliás a força pode até prejudicar. E geralmente as mulheres têm mais facilidade em sair-se bem no ínício.

O Wakeboad pode ser feito de duas formas: puxado por um barco a motor que cria uma onda que é então «surfada» ou utilizando cabos fixos entre margens e um cabo elétrico que puxa o praticante que pode depois utulizar os obstáculos na «pista» para fazer manobras. Esta segunda versão é mais fácil para quem começa e bastante mais económica.

A instalação de cabos (Castelo de Bode terá em breve cinco) provocou um explosão da modalidade um pouco por toda e Europa e Portugal está também a fazer esse caminho. A Wakeboard Portugal (wakeboardportugal.com) está a trabalhar no sentido promover este desporto associado ao desenvolvimento turístico, criando uma espécie de estância de wakeboard na região do Castelo de Bode. A região reúne condições exepcionais para a prática não só para amadores mas para atletas de competição que aqui podem treinar todo o ano, a barco ou por cabo.

Os progressos estão à vista e o ano passado o Castelo de Bode recebeu a prova mundial que pela primeira vez se realizou fora dos EUA e este ano foi incluído no circuito mundial. Para setembro de 2017 já está agendada nova etapa.

 

Maven Wakeboarder School
Centro Nautico Lago Azul
Ferreira do Zezere
web: mavenwakeschool.com

Centro Naútico do Zêzere
Trizio – Palhais, Sertã
Tel: 912575464

Eleven Wake School
Angra do Douro, Gondomar
web: elevenwakeschool.com

Project Wake
Rua D António Elvas, nº 30 – 3º Esq, Laranjeiro
Tel: 967528243

Ski Clube Quinta Grande
Quinta Grande, Coruche
web: skiclube-quintagrande.pt

 



CONTEÚDO PATROCINADO